10 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Começa no Brasil Festival de Cinema de Fronteira Pachamama

Começa no Brasil Festival de Cinema de Fronteira Pachamama

Brasília, 15 mai (Prensa Latina) A décima primeira edição do tradicional Festival de Cinema de Fronteira Pachamama começa hoje no Brasil em formato online devido à pandemia de Covid-19, com a apresentação de mais de 50 filmes latino-americanos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo os organizadores, o evento, que será gratuito e se estenderá até o dia 22 de maio, tem como pano de fundo o ‘panorama do cinema latino e brasileiro contemporâneo: filmes premiados, prévias, mostras temáticas, mesas, workshops e debates’.

Por meio dos relatos oficiais nas redes sociais, o público pôde conferir alguns dos conteúdos criativos e temáticos do Pachamama, desenvolvidos pelo artista visual Léo Lage.

A mostra reúne filmes, documentários, exibições temáticas, mesas de discussão e oficinas de produção.

‘Lançamos o programa com mais de 50 filmes latino-americanos, com muitas estreias no Brasil. Nosso workshop contou com mais de 150 inscritos’, disse o organizador do festival, Sérgio Carvalho.

Assim, reiterou, ‘pela primeira vez, o festival Pachamama vai decorrer virtualmente e vai chegar a todo o Brasil. Este festival é uma janela para o cinema amazônico e latino-americano’.

Durante oito dias, o evento vai apresentar dezenas de longas e curtas-metragens, entre outros, da Escola de Cinema da Amazônia e da Tríplice Fronteira, além de homenagens aos cineastas Paul Leduc (México), Fernando Solanas (Argentina) e Geraldo Sarno (Brasil).

O festival começa neste sábado com a exibição inédita de Liborio, filme sobre o líder dominicano Papá Liborio, e termina com a exibição de King Kong em Assunção, a mais recente obra de Camilo Cavalcante, vencedor do Festival de Cinema de Gramado 2020.

Dentre as projeções competitivas, figuram as seguintes: Las Ranas, de Edgardo Castro (Argentina, 2020); Supa Layme, de Fumito Dujikawa (Peru, 2020); Underground, de Pedro Urano (Brasil, 2020); Winter Days, de Jaiziel Hernández (México, 2020), e Visão Noturna, de Carolina Moscoso Briceño (Chile, 2019).

Segundo certa literatura, Pachamama é a divindade suprema dos povos indígenas dos Andes centrais em relação à terra, à fertilidade, com uma mãe, o feminino.

agp / ocs / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.