5 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Secretário-geral da ONU conclui visita oficial à Rússia

Secretário-geral da ONU conclui visita oficial à Rússia

Moscou, 14 de mai (Prensa Latina) O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, conclui hoje sua visita oficial à Rússia, após conversas com o presidente Vladimir Putin sobre os principais desafios mundiais.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em um diálogo de videoconferência, Putin falou no dia anterior a favor do fortalecimento do papel das Nações Unidas nos assuntos internacionais, destacando sua capacidade de interagir com a comunidade mundial em todas as questões-chave, disse o Kremlin.

Ambos os políticos enfatizaram a importância de desenvolver esforços conjuntos para combater a Covid-19, enquanto o lado russo expressou sua disposição de continuar apoiando a ONU e suas agências especializadas na vacinação e no tratamento da doença.

Discutiram diferentes questões regionais atuais, incluindo o conflito israelense-palestino, e concordaram que a principal tarefa é interromper as ações violentas de ambos os lados e garantir a segurança da população civil.

O Conselho de Segurança da ONU continua sem expressar uma posição sobre a escalada do conflito entre Israel e Palestina, enquanto muitas nações na área condenam o aumento da violência.

Ao analisar a situação humanitária na Síria, Putin e Guterres expressaram preocupação com o aumento das sanções unilaterais por parte dos Estados Unidos e da União Europeia contra as autoridades legítimas daquele país e acordaram cooperar na restauração do país.

As partes discutiram alternativas para ajudar a resolver os problemas da Líbia, do Iêmen e do Afeganistão, além de trocarem opiniões sobre os desafios das mudanças climáticas e as possíveis opções para enfrentá-las.

Anteriormente, o chefe da ONU se reuniu com o chanceler russo, Sergey Lavrov, com quem revisou a situação da cooperação bilateral e discutiu o possível apoio da Rússia na resolução de diferentes conflitos internacionais.

Durante uma entrevista coletiva conjunta, o chefe da diplomacia russa chamou a atenção para o impacto do bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba, intensificado em meio à pandemia de Covid-19.

Em resposta à pergunta da Prensa Latina sobre o assunto, Lavrov assinalou que a Assembleia Geral da ONU aprova todos os anos ‘por esmagadora maioria’ uma resolução contra a política dos Estados Unidos para a ilha. ‘Dois ou três países não a aprovam, junto com os EUA, os outros, votam a favor’, frisou.

Indicou que a política desse organismo internacional em relação ao bloqueio de Washington à ilha caribenha se reflete nessas resoluções.

Por sua vez, Guterres lembrou que as Nações Unidas solicitaram a isenção de sanções que limitam a capacidade dos Estados de responder efetivamente à Covid-19 e que podem enfrentar suas consequências sociais e econômicas.

oda / mml / cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.