9 de December de 2021

NOTICIAS

Presidente sul-coreano nomeia um novo primeiro-ministro

Presidente sul-coreano nomeia um novo primeiro-ministro

Seul 14 Mai (Prensa Latina) O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, nomeou hoje um novo primeiro-ministro e quatro outros membros de seu gabinete, em meio a uma reorganização do último ano de seu mandato.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Moon nomeou Kim Boo-kyum, um ex-legislador que anteriormente serviu como ministro do interior em seu gabinete de governo, como primeiro-ministro.

A Casa Azul presidencial indicou em uma declaração que durante uma cerimônia realizada lá, Moon tornou Lim Hye-sook oficial como Ministro da Ciência, Moon Sung-wook responsável pelo Comércio, Um Kyung-duk responsável pelo Emprego e Noh Hyeong-ouk como responsável por Terra e Transporte.

As mudanças na equipe de governo respondem à derrota há um mês do Partido Democrata nas eleições parciais para prefeito da capital e segunda maior cidade do país, Busan.

No entanto, o confronto político continua acalorado na Coréia do Sul devido à nomeação de dois desses ministros, que foram rejeitados pelo principal partido da oposição.

No início desta semana, o Partido do Poder do Povo boicotou um relatório de confirmação sobre Lim e Noh, que foram fortemente atacados por motivos éticos.

Lim foi criticada por não reportar os preços de transação de seu apartamento por suposta evasão fiscal e por levar membros da família em viagens financiadas pelo estado para eventos acadêmicos no exterior entre 2016 e 2020.

Entretanto, Noh teria obtido um lucro injusto com a venda de um apartamento na cidade administrativa de Sejong (centro) em 2017, que recebeu ao abrigo de um programa especial de atribuição em 2011 para funcionários públicos que aí trabalhavam.

Além dos dois, a limpeza moral de Park Jun-young, que Moon pretende confirmar no portfólio de Oceanos, foi questionada.

mem/lp/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.