4 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Junta militar declara lei marcial em cidade de Mianmar

Junta militar declara lei marcial em cidade de Mianmar

Naypidó, 14 Mai(Prensa Latina) A junta governante de Mianmar declarou lei marcial hoje na cidade de Mindat (centro-oeste), depois de culpar 'terroristas armados' pelos ataques a uma delegacia de polícia e um banco local.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Tumultos na cidade do estado de Chin na quarta e quinta-feira envolveram cerca de 100 pessoas usando armas caseiras para atacar uma delegacia de polícia e outras 50 que invadiram a sede local do Banco Econômico de Mianmar.

O jornal estadual The Global New Light of Myanmar publicou um documento na sexta-feira declarando a imposição da lei marcial na cidade, perto da fronteira com a Índia, aumentando o poder da polícia.

De acordo com a mídia local, o conflito começou quando o Exército quebrou a promessa de libertar sete civis detidos durante os recentes protestos contra o golpe de 1ú de fevereiro.

Um porta-voz da Força de Defesa de Chinland, uma milícia recém-formada na região, disse que eles estavam por trás dos últimos combates e confirmou a autenticidade do documento.

Eles (a junta) não podem mais governar a cidade, exceto em algumas áreas onde têm bases. Eles não têm controle nas áreas rurais, disse o porta-voz, que disse que os combates continuam e que o exército trouxe reforços.

Os grupos armados constituídos por minorias étnicas têm vindo gradualmente a juntar-se às reivindicações pelo regresso da democracia, o que provocou violentos confrontos em várias zonas do país nas últimas semanas.

No entanto, os militares se recusam a entregar o poder, que tomaram à força, alegando irregularidades nas eleições de novembro de 2020, nas quais o até então governante foi aniquilado.

mem/lp/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.