21 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Funcionários públicos uruguaios denunciam perdas salariais

Funcionários públicos uruguaios denunciam perdas salariais

Montevidéu, 14 de mai (Prensa Latina) A Confederação de Organizações de Funcionários do Estado (COFE) do Uruguai, denunciou hoje que o governo cortou os salários em 192 milhões de dólares, o que representou uma perda significativa do poder de compra.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo o seu Conselho Diretivo, esta redução no setor público foi de 5% e gerou uma queda da massa de salário real.

Afirmou que também implicou ‘uma redução do consumo interno e principalmente da demanda das pequenas e médias empresas, nomeadamente de bairros, como lojas, quiosques, entre outros.

O sindicato afirmou que também terá um impacto negativo nas aposentadorias e pensões do Uruguai, que no próximo ano voltará a se ajustar abaixo da inflação.

O reajuste do atual governo com os cortes salariais dos servidores públicos equivale a 173 milhões de dólares, segundo as informações divulgadas.

O COFE criticou a implementação a partir de março de 2020 de uma política de fechamento de centenas de postos de trabalho no Estado, o que fez com que muitas famílias perdessem seus rendimentos em momentos difíceis devido à crise sanitária, econômica e social, em decorrência da pandemia da Covid-19.

A esse respeito, ele destacou que a cada três vagas, principalmente por aposentadoria, nenhum funcionário ingressou, o que gera grandes problemas de gestão em muitos serviços públicos.

O dirigente sindical José López acusou o governo de falta de palavras e ‘preferência pelo grande capital em detrimento do trabalho’, pois ‘há setores que continuam a acumular riqueza enquanto os trabalhadores pagam pelo reajuste’.

Considerou importante tentar, neste corte das despesas do Estado que entraria no Parlamento no dia 30 de Junho, modificar alguns aspectos da Lei do Orçamento e começar a recuperar o salário perdido.

oda / hr / cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.