27 de November de 2021

NOTICIAS

França rejeita proibição de manifestação de apoio aos palestinos

França rejeita proibição de manifestação de apoio aos palestinos

Paris, 14 mai (Prensa Latina) Éric Coquerel, deputado do La France Insoumise (LFI), chamou hoje de provocação a decisão do governo de proibir as manifestações convocadas para amanhã, em rejeição aos crimes de Israel contra o povo palestino.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo o parlamentar, esta posição do Ministro do Interior Gérald Darmanin poderia gerar violência e confrontos, exatamente o que o funcionário garantiu que ele procura evitar com a medida.

Na véspera, Darmanin atribuiu a recusa de autorização para mobilizar o objetivo de evitar ‘graves problemas de ordem pública encontrados em 2014’, referindo-se aos confrontos entre manifestantes e policiais durante os protestos contra a agressão israelense contra a Faixa de Gaza no verão daquele ano.

Falando à emissora pública France 2, Coquerel observou que um grande número de manifestações em apoio aos palestinos e em defesa da paz tem ocorrido na França desde então sem dificuldades.

É surpreendente que não possamos fazer aqui o que está acontecendo em todos os lugares, disse ele, referindo-se a ações mundiais condenando a violência israelense, que é culpada por dezenas de mortes em Gaza bloqueada e centenas de feridos em Jerusalém Oriental ocupada.

O líder da LFI e candidato presidencial Jean-Luc Mélenchon também questionou no Twitter na noite passada a proibição de sair às ruas, medida implementada já na quarta-feira pela Prefeitura de Paris em protesto convocado por insubordinados, comunistas e grupos de solidariedade para exigir que o governo francês tome uma posição condenando o assassinato de palestinos.

Ontem, tanto o Presidente Emmanuel Macron quanto o Ministro das Relações Exteriores Jean-Yves Le Drian pediram a paz no Oriente Médio, mas suas declarações causaram desconforto em setores progressistas, ao repudiar o lançamento de foguetes em território israelense e não fazer o mesmo com os bombardeios aéreos lançados contra Gaza.

oda/wmr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.