4 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ELN considera falsa mensagem do Comissário para a Paz na Colômbia

ELN considera falsa mensagem do Comissário para a Paz na Colômbia

Bogotá 13 Mai (Prensa Latina) O Exército de Libertação Nacional (ELN) qualificou hoje uma recente mensagem do Alto Comissário para a Paz da Colômbia, Miguel Ceballos, como falsa, na qual ele dá a entender que está disposto a dialogar com os guerrilheiros.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Por meio de um comunicado, o Comando Central do ELN considera que o referido comunicado ‘é, em essência, uma cortina de fumaça para ocultar sua incapacidade de dialogar com as comunidades em protesto para buscar soluções para suas necessidades’.

Ele ressalta que ‘se o governo não consegue dialogar com a população mobilizada nas ruas, será menos capaz de fazê-lo com o ELN em armas’.

No entanto, os guerrilheiros destacam que sua delegação está em Havana, Cuba, pronta para ajudá-los.

Sublinha que o governo de Iván Duque sabe que o ELN não aceita qualquer imposição ou condição unilateral sobre a qual não haja acordo.

Recentemente, com exclusividade à Prensa Latina, o chefe da Delegação de Paz daquela guerrilha em Havana, Pablo Beltrán, afirmou que o ELN insiste no diálogo para uma solução política para o conflito armado na Colômbia.

Ele ressaltou que o ELN traz para a mesa de negociações, em primeiro lugar, o fim do conflito armado, o que significa tirar a violência da política.

‘Não se trata de acabar com a guerra, mas de pactuar as transformações e elas se cumprem, de uma implementação simultânea do que foi acordado’, acrescentou.

No dia 9 de maio, o Alto Comissário para a Paz emitiu um comunicado no qual descreveu a articulação de um espaço indireto de aproximação e exploração com o ELN com a mediação da ONU e da Santa Sé, entre outros.

‘Até o momento, o ELN não avançou nas decisões necessárias que possibilitem um espaço de diálogo, ao se recusar a cumprir as condições estabelecidas pelo presidente’, afirma o texto do órgão governamental colombiano.

Por sua vez, o ELN destaca que ‘Duque deve deixar de ser delirante, se quiser dialogar com o ELN será atendido com prazer, mas sem imposições, é algo elementar que todos sabem’.

jcm/otf/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.