30 de November de 2021

NOTICIAS

Chamada para garantir acesso às vacinas para trabalhadores marítimos

Chamada para garantir acesso às vacinas para trabalhadores marítimos

Londres, 13 mai (Prensa Latina) A Organização Marítima Internacional (OMI) apelou hoje aos Estados-membros para uma distribuição global equitativa de vacinas contra a Covid-19, para garantir que os marinheiros tenham acesso à imunização.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Secretário-Geral Kitack Lim da OMI também reiterou o apelo para que os marítimos sejam designados como essenciais, pois nenhum marítimo deve ser deixado para trás ou forçado a renunciar a uma carreira devido aos recursos limitados em seu país de origem para adquirir a droga.

A saúde dos marítimos e a proteção de seus ambientes de trabalho deve ser uma prioridade e só pode ser assegurada se a indústria e os estados trabalharem para evitar a propagação da SARS-Cov-2, tiverem testes de triagem, equipamento de proteção pessoal adequado e acesso a instalações médicas e sanitárias, disse Lim.

No último trimestre de 2020, o número estimado de trabalhadores marítimos em todo o mundo à espera de substituição ou embarque nos seus navios era de 400 mil, em maio deste ano esse número é estimado em cerca de 200 mil.

Entretanto, este número permanece inaceitavelmente alto e a crise humanitária no mar não está de forma alguma terminada, devido às enormes dificuldades de repatriação, viagens para embarcar, acesso adequado aos cuidados médicos e licença para desembarcar.

O chefe da OMI salientou que, apesar desses inconvenientes, os funcionários a bordo de navios continuam a trabalhar e a prestar serviços essenciais às pessoas em todo o mundo.

A consideração prioritária da vacinação Covid-19 para os marítimos é um novo desafio, e a OMI está trabalhando ativamente dentro do sistema da ONU para acelerar sua imunização o mais rápido possível e facilitar seu movimento seguro, disse ele.

msm/crc/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.