28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Taleban assume distrito nos arredores de Cabul

Taleban assume distrito nos arredores de Cabul

Cabul 12 Mai (Prensa Latina) O Talibã ocupou hoje um distrito das forças do governo afegão nos arredores desta capital, poucas horas antes de um cessar-fogo de três dias acordado entre as partes em conflito.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

As forças de segurança e defesa retiraram-se taticamente da sede da polícia do distrito de Nerkh, confirmou o porta-voz do Ministério do Interior, Tariq Arian, a repórteres.

Por sua vez, Zabihullah Mujahid, porta-voz do Taleban, disse que o grupo insurgente capturou a área, acrescentando que seus combatentes tomaram o quartel-general da polícia e uma base do exército.

Em resposta, o Ministério da Defesa garantiu nesta quarta-feira que lançará uma ofensiva para recuperar a demarcação, onde vivem cerca de 60 mil pessoas.

O local fica a cerca de 40 quilômetros da capital afegã, na província vizinha de Wardak, há muito usada por militantes como porta de entrada para chegar à cidade e lançar ataques mortais.

A aquisição do distrito ocorre depois que o Taleban e o governo afegão concordaram em observar um cessar-fogo de três dias para marcar o feriado Eid al Fitr (fim do jejum muçulmano) que começa na quinta-feira.

Especialistas acreditam que os militantes aguardam a retirada dos americanos antes de lançar ataques generalizados nas principais cidades do país.

Os Estados Unidos informaram na terça-feira que a retirada do Afeganistão foi de 12 por cento em 10 de maio, observando que o equipamento equivalente a 104 cargueiros C-17 já havia sido movido.

O presidente dos EUA, Joe Biden, estabeleceu um prazo de 11 de setembro para que todas as forças dos EUA se retirem do Afeganistão, uma medida também apoiada por seus aliados.

Recentemente, os rebeldes reiteraram sua decepção pelo não cumprimento do prazo previamente acordado, e alertaram para as graves consequências se dessa vez o prazo for atingido e ainda houver tropas estrangeiras no país.

mem/lp/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.