1 de December de 2021

NOTICIAS

Somália enfrenta futuro alimentar arriscado

Somália enfrenta futuro alimentar arriscado

Mogadíscio, 12 mai (Prensa Latina) Agências da ONU alertaram que a Somália enfrenta um futuro perigoso, depois da seca seguida de chuvas torrenciais que afetaram o período anual de plantio, informou hoje o site hiiraan.com.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Este é um dos países do mundo mais sujeitos aos impactos erráticos e terríveis das mudanças climáticas, consideram os especialistas após o território ter sofrido por mais de duas semanas um duplo desastre natural que pode piorar sua insegurança alimentar aguda.

A seca, declarada em 25 de abril, foi logo seguida por chuvas torrenciais que causaram enchentes e transbordamentos de rios, observou o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), acrescentando que as chuvas chegaram tarde demais para a época de plantio.

O porta-voz do OCHA, Jens Laerke, confirmou que essas chuvas causaram 25 mortes, incluindo nove crianças, que morreram quando sua casa foi inundada na região de Benadir desta capital, disse ele.

O rio Juba também transbordou, levou casas e matou gado, e também há relatos de enchentes no norte da Somália, bem como avisos de enchentes contínuos, principalmente em áreas baixas.

Por sua vez, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) insistiu que 2,7 milhões de somalis sofrem de escassez de alimentos e mais de meio milhão estão à beira da fome. Estima-se que 300.000 crianças menores de cinco anos sofrem de desnutrição, incluindo 48.000 que estão seriamente afetadas e correm o risco de adoecer e morrer.

O porta-voz do OCHA alertou para a probabilidade de que o impacto combinado da seca e das inundações agravem esta situação alimentar crítica, pois provocam deslocamentos, colocam em risco o acesso à água potável, aumentam as doenças por ela transmitidas e afetam os meios de subsistência das pessoas.

mem / mt / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.