15 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Somália enfrenta futuro alimentar arriscado

Somália enfrenta futuro alimentar arriscado

Mogadíscio, 12 mai (Prensa Latina) Agências da ONU alertaram que a Somália enfrenta um futuro perigoso, depois da seca seguida de chuvas torrenciais que afetaram o período anual de plantio, informou hoje o site hiiraan.com.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Este é um dos países do mundo mais sujeitos aos impactos erráticos e terríveis das mudanças climáticas, consideram os especialistas após o território ter sofrido por mais de duas semanas um duplo desastre natural que pode piorar sua insegurança alimentar aguda.

A seca, declarada em 25 de abril, foi logo seguida por chuvas torrenciais que causaram enchentes e transbordamentos de rios, observou o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), acrescentando que as chuvas chegaram tarde demais para a época de plantio.

O porta-voz do OCHA, Jens Laerke, confirmou que essas chuvas causaram 25 mortes, incluindo nove crianças, que morreram quando sua casa foi inundada na região de Benadir desta capital, disse ele.

O rio Juba também transbordou, levou casas e matou gado, e também há relatos de enchentes no norte da Somália, bem como avisos de enchentes contínuos, principalmente em áreas baixas.

Por sua vez, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) insistiu que 2,7 milhões de somalis sofrem de escassez de alimentos e mais de meio milhão estão à beira da fome. Estima-se que 300.000 crianças menores de cinco anos sofrem de desnutrição, incluindo 48.000 que estão seriamente afetadas e correm o risco de adoecer e morrer.

O porta-voz do OCHA alertou para a probabilidade de que o impacto combinado da seca e das inundações agravem esta situação alimentar crítica, pois provocam deslocamentos, colocam em risco o acesso à água potável, aumentam as doenças por ela transmitidas e afetam os meios de subsistência das pessoas.

mem / mt / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.