30 de November de 2021

NOTICIAS

Mulheres e meninas, as mais atingidas pela pandemia

Mulheres e meninas, as mais atingidas pela pandemia

Nações Unidas, 12 mai (Prensa Latina) Dos 114,4 milhões de pessoas que caíram na pobreza, 57,8 milhões são mulheres e meninas, o que confirma que são hoje as mais afetadas pela crise econômica e de saúde, disse.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O relatório sobre a situação econômica mundial e as perspectivas para 2021 do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU destaca que a pandemia atinge desproporcionalmente as mulheres, que vêem seus empregos e renda diminuírem e agravam a lacuna de pobreza de gênero.

As mulheres representam a maioria dos trabalhadores nos serviços de saúde, cuidadores e serviços essenciais, o que as coloca na vanguarda do combate à pandemia, diz o texto.

Muitas carregam sobre os ombros o peso dos cuidados domiciliares, com abandono escolar e do emprego, de modo que seu retorno às aulas e ao mundo do trabalho pode demorar mais ou não acontecer no caso de muitas, o que aumentará ainda mais a desigualdade em termos de gênero, educação, renda e riqueza, aponta o documento.

As 57,8 milhões de mulheres e meninas que caíram na pobreza são um golpe sério para os esforços de redução da pobreza em todo o mundo, exacerbando as disparidades de gênero na renda, riqueza e educação e impedindo o progresso nesta área da igualdade de gênero, conforme previsto na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável . O relatório da ONU afirma que medidas de confinamento e distanciamento social geram uma grande perda de empregos no setor de serviços, que emprega predominantemente mulheres.

A Organização das Nações Unidas acredita que a pandemia também revelou a vulnerabilidade causada pelo emprego informal, principal fonte de trabalho em muitos países e que oferece menos segurança no emprego, proteção social e acesso à saúde.

mem / crc / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.