2 de December de 2021

NOTICIAS

Brasil inaugurou a primeira antena rural para Internet 5G

Brasil inaugurou a primeira antena rural para Internet 5G

Brasília, 12 mai (Prensa Latina) Brasil instalou hoje sua primeira antena rural para a quinta geração da Internet (5G), tecnologia que funcionará agora numa base experimental, mas que no futuro ajudará os produtores a reduzir custos e aumentar a produtividade.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A Agência Brasil estatal informou que o dispositivo foi erguido na fazenda modelo do Instituto do Algodão no município de Rondonópolis, no estado de Mato Grosso (centro-oeste).

De acordo com a mídia, no futuro, quando este tipo de conexão estiver disponível em larga escala, ajudará na produção de drones, chips e no sistema de posicionamento global (GPS).

Ao conectar objetos do cotidiano – como eletrodomésticos, smartphones, roupas e veículos – à Internet (e uns aos outros), esta tecnologia permitirá até mesmo a realização de procedimentos médicos delicados à distância, bem como sistemas de autocondução de automóveis.

Também traz uma ampla gama de tecnologias de automação e inteligência artificial, inclusive para a agricultura, indústria e cidades. No caso da agricultura, ela permitirá, entre outras ações, a transmissão em tempo real de imagens de alta definição de culturas para monitoramento remoto por uma equipe técnica.

Máquinas como tratores serão capazes de operar de forma mais autônoma. Além disso, informações precisas sobre o comportamento e a saúde dos animais podem ser obtidas com muito mais detalhes, assim como informações sobre as condições climáticas.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a digitalização do agronegócio fortalecerá o papel do Brasil como ‘protagonista no cenário mundial da produção de alimentos, reduzindo custos e perdas de produção’, e trará conhecimento e oportunidades aos agricultores em áreas remotas. O portfólio explicou em uma declaração que o monitoramento remoto, a partir de sensores, permite medir a temperatura e avaliar as condições imediatas da água da plantação.

‘Na simulação, foi possível ativar a irrigação em uma determinada área, mesmo a quilômetros de distância’, acrescentou.

Durante a inauguração da antena, o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que, assim como a quarta geração da Internet (4G) revolucionou a vida das pessoas, a 5G revolucionará as indústrias.

‘Para o agronegócio, será um grande salto em frente. 5G fará crescer nosso agronegócio em 20% em média’, enfatizou.

agp/ocs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.