16 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente da Bulgária dissolve o Parlamento

Presidente da Bulgária dissolve o Parlamento

Sofia 11 Mai (Prensa Latina) O presidente búlgaro, Rumen Radev, anunciou hoje a dissolução da Assembleia do Povo, em meio a uma crise por falta de maioria legislativa para formar um governo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Uma declaração oficial indica que a 45ª legislatura do parlamento unicameral está suspensa a partir de amanhã e as eleições antecipadas são convocadas para o próximo dia 11 de julho.

Além disso, Radev nomeou Stefan Yanev como chefe de um ‘governo técnico’ que começará seu trabalho na quarta-feira.

Depois das eleições de 4 de abril passado, o partido governista Cidadãos para o Desenvolvimento Europeu da Bulgária (GERB) obteve quase 25 por cento dos votos, mas ficou aquém do necessário para formar a maioria no corpo legislativo.

O GERB, sob o comando do primeiro-ministro Boiko Borisov, não conseguiu encontrar aliados entre outras formações, quase todas contrárias ao poder exercido por aquele político, contra o qual milhares de pessoas marcharam nos últimos meses.

Depois de conhecer o resultado das eleições, Borisov renunciou ao cargo de deputado e à imunidade, enquanto prometia evitar a candidatura a um novo mandato como chefe de governo.

A princípio, o GERB tentou formar uma aliança com a União das Forças Democráticas, mas essa dupla não contou com o apoio da maioria parlamentar.

Depois do fracasso em criar um executivo, o movimento de oposição Existe tal povo, com 18,74% dos votos, recusou-se a formar um governo.

O Partido Socialista Búlgaro, com 14,91% do apoio eleitoral, também foi forçado a devolver ao presidente seu mandato de criar um gabinete majoritário.

Tudo isto levou finalmente o chefe de Estado a anunciar a dissolução da Assembleia Popular, da qual participaram também deputados do Movimento pelos Direitos e Liberdades, da minoria turca, que teve 8,99 por cento dos votos.

mgt/to/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.