16 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba evoca o legado independentista de Ignacio Agramonte

Cuba evoca o legado independentista de Ignacio Agramonte

Havana, 11 mai (Prensa Latina) Cuba evoca hoje o gênio militar e o compromisso patriótico do Major-General do Exército de Libertação Ignacio Agramonte Loynaz (1841-1873), no 148ú aniversário de sua queda em combate.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Um advogado de profissão, El Mayor, como também é conhecido, foi o fundador da Junta Revolucionária que organizou as atividades conspiratórias na região de Camagüey (centro-leste), e um dos principais líderes da guerra de independência cubana que começou em 1868.

Das planícies daquele território ele organizou a lendária cavalaria que colocou o exército colonial espanhol em xeque na região central do país.

Diante das correntes anexacionistas e reformistas que assombravam a vontade emancipatória dos cubanos, destacou: ‘Que nosso grito seja sempre a independência ou a morte, e que qualquer outro seja visto a partir de agora como lema de traição’.

O Major também foi um dos principais protagonistas da Assembleia de Guáimaro, onde a Primeira Constituição da República de Cuba em Armas foi aprovada em 1869.

Quando ele caiu em combate, aos 31 anos de idade, em Jimaguayú, 32 quilômetros a sudoeste da cidade de Camagüey, liderou mais de 100 ações militares entre as quais se destaca o resgate do general brigadeiro Julio Sanguily, capturado pelas tropas espanholas.

A carga de facão surpresa com a qual ele confrontou uma coluna de forças espanholas com 35 de seus homens em 8 de outubro de 1871, libertou Sanguily e obteve uma importante vitória política para as fileiras Mambi.

Segundo o líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, esse combate entrou para a história como ‘uma das mais extraordinárias ações de armas; um evento que elevou o espírito do campo cubano em tempos difíceis, que eletrificou praticamente todo o mundo’.

jha/evm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.