7 de December de 2021

NOTICIAS

Qualificado como seguro candidato à vacinação de Cuba Soberana Plus

Qualificado como seguro candidato à vacinação de Cuba Soberana Plus

Havana, 10 mai (Prensa Latina) A vacina candidata Soberana Plus desenvolvida em Cuba para ser administrada a convalescentes de Covid-19 foi classificada hoje como segura.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ao falar na televisão cubana, o pesquisador principal dos testes clínicos desta injeção, Arturo Chang, explicou que o estudo da mesma era excelente e se desejava demonstrar sua segurança em várias faixas etárias.

O Soberana Plus é capaz de elevar os anticorpos dessas pessoas, destacou Chang.

Há evidências científicas de que os seres humanos podem ser reinfectados com o vírus SARS-CoV-2, causador da doença, e Cuba trabalha para proteger também os convalescentes, frisou o especialista.

O Soberana Plus foi desenvolvido para pessoas que já foram vacinadas e uma dose é suficiente para aumentar sua proteção, explicou Chang.

Ele esclareceu que o placebo está presente na fase II do ensaio clínico Soberana Plus como parte das boas práticas que devem ser seguidas do ponto de vista científico, como a demonstração da hipótese de que a vacina candidata é imunogênica.

O cientista tirou a dúvida sobre a ligação entre o injetável e a hipertensão.

Ele enfatizou que a vacina candidata não aumenta a tensão, as pessoas que fizeram referência a esse ponto já eram hipertensas, só não sabiam disso.

Após a injeção do Soberana Plus, é necessário manter o autocuidado, o distanciamento físico e o uso correto da máscara, lembrou Chang, e afirmou que o nível de eficácia da vacina candidata ainda precisa ser avaliado.

Referindo-se à gama globulina, ele explicou que ela é obtida de plasma extraído de pacientes já vacinados com Soberana Plus.

Em Cuba existe uma grande experiência na produção de gamaglobulina hiperimune, que nada mais é do que a purificação de anticorpos específicos contra uma doença.

‘São obtidos de doações de pessoas que possuem grande quantidade de anticorpos e, portanto, por ter a droga na forma de um anticorpo purificado, evita-se as complicações que as transmissões plasmáticas apresentam.

‘Ao mesmo tempo, doses mais altas de anticorpos protetores podem ser administradas como se fosse uma transfusão de plasma’, argumentou.

A vacina candidata mambisa, como a Soberana Plus, destina-se ao uso em convalescentes da Covid-19 e também serviria como dose de reforço para outros injetáveis.

Este medicamento está sendo avaliado por autoridades regulatórias para ensaios clínicos, e uma das diferenças com outros candidatos é sua aplicação nasal.

agp/joe/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.