4 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Independentes ganham maioria parlamentar na Escócia

Independentes ganham maioria parlamentar na Escócia

Londres, 9 de mai (Prensa Latina) O Partido Nacional Escocês (SNP) teve um voto da maioria absoluta no Parlamento escocês, mas junto com os Verdes, ambos têm hoje mais força para pressionar por outro referendo de independência.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os resultados finais das eleições locais realizadas na última quinta-feira mostraram que o SNP terá 64 cadeiras na legislatura, sendo 31 para conservadores, 22 para trabalhistas, oito para verdes e quatro para liberais democratas.

A chefe do governo semiautônomo da Escócia, Nicola Sturgeon, havia anunciado que, caso obtivesse maioria parlamentar, pressionaria as autoridades centrais do Reino Unido a autorizá-la a organizar outro referendo sobre a independência daquele território britânico.

Londres considera, no entanto, que o referendo de 2014, quando 55 por cento dos escoceses votaram para permanecer no Reino Unido, foi conclusivo, enquanto o primeiro-ministro britânico Boris Johnson enfatizou na véspera que outra consulta seria irresponsável e imprudente.

‘Não acho que seja o momento de ter mais disputas constitucionais ou de falar em dividir o país, quando o que o povo quer é que a economia se recupere e todos nós nos recuperemos juntos’, frisou o conservador governante em entrevista com o jornal The Telegraph.

Sturgeon argumentou que o Brexit perturbou o cenário político e social, já que a maioria dos escoceses (62 por cento) queria permanecer na União Europeia, mas foi forçada a deixar o bloco junto com o resto do Reino Unido, em 2020.

De acordo com o escritório de Johnson, o governante conservador parabenizou o líder do SNP por sua vitória na noite passada e a convidou para participar de uma cúpula com os chefes dos governos do País de Gales e da Irlanda do Norte e trabalhar juntos como parte da ‘equipe do Reino Unido’.

Nas eleições da última quinta-feira, os britânicos também elegeram mais de 5.000 vereadores, 13 prefeitos, 39 comissários de polícia, além de 60 membros do parlamento galês e um deputado à Câmara dos Comuns.

Para além da vitória do partido pró-independência na Escócia, e da maioria obtida pelos trabalhistas no País de Gales, o mais significativo foi a derrota sofrida pelo principal partido da oposição britânica em Hartlepool, onde os Conservadores arrebataram o lugar que tinham ocupado no Parlamento desde 1974.

A candidatura para prefeito de Londres terminou com a reeleição do membro do Partido Trabalhista Sadiq Khan por mais quatro anos.

oda / nm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.