1 de December de 2021

NOTICIAS

Recuperação desigual afetará o progresso em direção à normalidade

Recuperação desigual afetará o progresso em direção à normalidade

Genebra, 8 mai (Prensa Latina) A recuperação desigual da economia global continua e a distribuição desigual de vacinas contra a Covid-19 afetará a capacidade dos países de caminhar para a normalidade, afirmou um órgão das Nações Unidas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Com um ano de pandemia atrás de nós e outro ainda em pleno desenvolvimento, é importante analisar cada peça para elucidar as tendências e impactos que este fenômeno de saúde incomum e inesperado causa em todos os aspectos além do que está relacionado à saúde, disse a Conferência. Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad, em inglês).

O desenvolvimento econômico e o comércio sofreram sérios contratempos com quarentenas e limitações de mobilidade devido à Covid-19, que reduz drasticamente os volumes de carga e outros aspectos do comércio de transporte marítimo internacional.

Segundo a Unctad, as poucas escalas em portos ao redor do mundo geraram queda na movimentação de mercadorias por contêiner, atividade já em recuperação e até mesmo algumas regiões com números semelhantes aos de antes da pandemia.

Esses movimentos estão crescendo em várias rotas comerciais, em resposta ao aumento nas compras de bens de consumo para as famílias durante os bloqueios, com produtos feitos na Ásia, especialmente na China.

Os dados recolhidos pela análise revelam que a recuperação experimentada no final de 2020 se mantém no primeiro trimestre do corrente, com uma troca de bens e serviços que cresceu apenas 25% devido a uma queda pronunciada e difícil renascimento do turismo e turismo, viagens.

Em seu relatório, a Unctad garantiu que a pandemia está longe de acabar logo, mas pelo menos os sinais apontam para uma recuperação e estabilização ao longo de 2021, desde que não haja incidentes que causem grandes rupturas em uma cadeia logística internacional que busca se fortalecer.

Com base nisso, ele considerou que o crescimento do comércio marítimo retorna a um território positivo e se expande 4,8% este ano, na base de que a produção econômica mundial aumenta e o transporte marítimo se prepara para a mudança em um mundo transformado após Covid-19.

A indústria de transporte marítimo global estará na vanguarda dos esforços para uma recuperação sustentável, como um facilitador vital do bom funcionamento das cadeias de abastecimento internacionais, deve ser um jogador chave para ajudar a adaptar a logística just-in-time, disse o Secretário- General da Unctad, Mukhisa Kituyi.

A pandemia destacou o quão despreparado o mundo parecia estar para tal crise, ressaltando a necessidade urgente de investir na gestão de riscos e preparação de resposta a emergências em transporte e logística.

Preparar a cadeia de abastecimento marítimo para o futuro e gerenciar riscos exige maior visibilidade e agilidade das operações de frete porta a porta.

jha/crc/kl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.