30 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba comemora o Dia da Música e o marco de seus expoentes

Cuba comemora o Dia da Música e o marco de seus expoentes

Havana, 8 mai (Prensa Latina) O Dia da Música Cubana, data instituída em homenagem a esta expressão musical, também lembra hoje o nascimento de dois de seus maiores expoentes: o compositor Miguel Matamoros e o cantor Miguelito Cuní.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ambos contribuíram para a transcendência do gênero de Oriente para Ocidente e, na opinião do maestro Adalberto Álvarez, este 8 de maio torna visíveis os representantes do ‘pai de todos os estilos da dance music popular na nação caribenha’.

‘Artistas clássicos, jazzistas, trovadores e até profissionais da dança e do teatro apoiaram a decisão de que o som cubano tivesse seu dia, porque corre nas veias dos cubanos, faz parte do nosso DNA. Cada província terá sua autonomia, falas de trabalho e identidade visual ‘, garantiu.

O pianista e escritor afirmou recentemente que o dia celebra a presença do género em qualquer parte do mundo e previu o impacto futuro do evento e a chegada de músicos internacionais ao país com o propósito de intervir nas próximas edições.

A programação comemorativa deste sábado inclui eventos online, apresentações de grupos vocais com repertórios de temas sonoros e uma homenagem ao cantor, arranjador e compositor Enrique José Álvarez na Necrópolis de Camagüey.

A agenda inclui ainda a apresentação do álbum From the Soul, uma homenagem ao compositor e político Juan Almeida Bosque, o streaming Soneros da América Latina, o concerto Soneros de Camacho e o encontro teórico Santiago, uma cidade que se move ao ritmo de Filho.

Outras atividades planejadas são a Feira do Livro; apresentação do Disco de Música Pura Cubana, pelos Taínos de Mayarí; streaming Crianças cantam e dançam para o Som; o concerto Del Punto al Son, um concerto de homenagem a personalidades como: Miguelito Cuní, Miguel Matamoros e Arsenio Rodríguez.

Da mesma forma, o concerto online de Los Guayaberos, de Holguín; a publicação do DVD Caminos del Son de Rolando Almirante produzido pela Companhia de Gravações e Edições Musicais e o Grande Concerto para o Dia do Som Cubano, dirigido por Adalberto Álvarez.

O evento é dedicado aos 110 anos de nascimento de Arsenio Rodríguez, aos 120 anos de nascimento de Ñico Saquito, ao centenário do Septeto Habanero e aos 75 anos do violonista Eliades Ochoa, uma das grandes figuras do Buena Vista Clube Social e líder do Quarteto da Pátria.

O Diário Oficial da República publicou, em sua edição de 2 de outubro, o Decreto 19 do Conselho de Ministros no qual reconhece a Música, natural de Cuba, como patrimônio imaterial do país desde 2012.

Esta declaração e a campanha de comunicação relacionada à data fazem parte do processo de atribuição ao som cubano da categoria de patrimônio imaterial da humanidade, condição concedida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Reza a história que este género vocal e instrumental dançável surgiu na região oriental do país, em províncias como Guantánamo, Granma e Santiago de Cuba no final do século XIX, embora existam testemunhos de antigos sones cubanos do século XVI .

jha/dgh/kl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.