22 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ação do governo colombiano rejeitada contra diplomata cubano

Ação do governo colombiano rejeitada contra diplomata cubano

Bogotá, 8 mai (Prensa Latina) O Movimento Colombiano de Solidariedade com Cuba rejeitou hoje a declaração de persona non grata ao primeiro secretário da embaixada cubana aqui, Omar Rafael García, do Ministério de Relações Exteriores deste país sul-americano.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O grupo de solidariedade considera tal decisão ‘uma ação infundada e inconsistente com a vontade de preservar as relações diplomáticas com o único país que deu uma contribuição real e significativa para a paz na Colômbia’.

Destaca que os diferentes grupos que integram o Movimento ‘podem dar testemunho da transparência, retidão, prudência, compromisso e rigor diplomático com que o primeiro secretário Omar Rafael García Lazo desempenhou suas funções como membro do corpo diplomático da embaixada.’

O Movimento expressou sua total solidariedade ao diplomata cubano, a quem reconheceu ser membro da embaixada da ilha em Bogotá.

Expressou também seu apoio a Sua Excelência o Embaixador de Cuba na Colômbia, José Luis Ponce, a quem reiterou seu apoio incondicional.

O Movimento deixou claro no texto sua preocupação com o tratamento hostil e ofensivo que o atual governo da Colômbia tem dispensado às relações diplomáticas com Cuba. Acrescentou que o governo colombiano não teve um único gesto de agradecimento pela inevitável vontade e solidariedade com que o governo cubano se manteve para contribuir para a paz do povo colombiano.

‘Hoje com a expulsão de um diplomata de elevadas qualidades humanas, representativo do conjunto das missões que nos têm acompanhado, o governo constata mais uma ação ao histórico de agravos que o tem caracterizado em sua carreira por conquistar a aprovação dos extremos direito internacional ‘, conclui o texto.

Nesta sexta-feira, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba convocou o embaixador colombiano a veicular por meio de nota verbal um enérgico protesto contra a decisão de seu Ministério das Relações Exteriores de declarar como persona non grata o primeiro secretário de sua embaixada em Bogotá Omar Rafael García Lazo ontem.

Segundo o Ministério, esta ação injustificada visa desviar a atenção da comunidade internacional e da sociedade colombiana da violenta repressão das forças militares e policiais contra os manifestantes, que causou dezenas de mortos e centenas de feridos.

jha/otf/kl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.