11 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Índia comemora 160ú aniversário de Rabindranath Tagore

Índia comemora 160ú aniversário de Rabindranath Tagore

Nova Delhi 7 Mai (Prensa Latina) A Índia comemora hoje o 160ú aniversário do nascimento de Rabindranath Tagore, poeta, escritor, dramaturgo, compositor, filósofo, reformador social, pedagogo, linguista, pintor e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1913.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Tagore tinha uma longa amizade com o líder do movimento de independência da Índia, Mohandas Karamchand Gandhi, a quem chamava de Mahatma, uma composição em sânscrito e hindi que significa ‘Grande Alma’.

Inspirador de várias gerações, Rabindranath Tagore nasceu em Calcutá em 7 de maio de 1861 como o caçula de 14 filhos de Debendranath Tagore e Sarada Devi.

O chamado Bardo de Bengala é reverenciado em todo o mundo por sua contribuição à literatura, música e arte.

Ícone literário indiano e defensor do humanismo, Tagore publicou sua primeira obra aos 16 anos sob o pseudônimo de Bhanusimha, após começar a escrever aos oito anos.

Ele foi o primeiro não europeu a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura por sua coleção de poesia gitanjali, que revolucionou a arte literária bengali ao lado de outras obras como Home and the World.

Ele compôs mais de 2.230 canções e escreveu Sahaj Path, um livro de aprendizagem da língua bengali, bem como os hinos nacionais da Índia, Jana Gana Mana, e Bangladesh, Amar Sonar Bangla. A forma de dança Rabindra Nritya leva o seu nome.

Tagore fez uma infinidade de poemas, contos, cartas, ensaios e pinturas. Muitos cineastas adaptaram seus romances e contos aos filmes.

Seus contos são escritos em uma prosa rítmica cujo tema principal é a vida de pessoas comuns.

Em apoio ao movimento de independência da Índia, ele escreveu várias canções e, após o massacre de Amritsar em 1919, em protesto, ele rejeitou o título de cavaleiro concedido a ele pela coroa britânica.

mem/abm/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.