7 de December de 2021

NOTICIAS

Índia comemora 160ú aniversário de Rabindranath Tagore

Índia comemora 160ú aniversário de Rabindranath Tagore

Nova Delhi 7 Mai (Prensa Latina) A Índia comemora hoje o 160ú aniversário do nascimento de Rabindranath Tagore, poeta, escritor, dramaturgo, compositor, filósofo, reformador social, pedagogo, linguista, pintor e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1913.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Tagore tinha uma longa amizade com o líder do movimento de independência da Índia, Mohandas Karamchand Gandhi, a quem chamava de Mahatma, uma composição em sânscrito e hindi que significa ‘Grande Alma’.

Inspirador de várias gerações, Rabindranath Tagore nasceu em Calcutá em 7 de maio de 1861 como o caçula de 14 filhos de Debendranath Tagore e Sarada Devi.

O chamado Bardo de Bengala é reverenciado em todo o mundo por sua contribuição à literatura, música e arte.

Ícone literário indiano e defensor do humanismo, Tagore publicou sua primeira obra aos 16 anos sob o pseudônimo de Bhanusimha, após começar a escrever aos oito anos.

Ele foi o primeiro não europeu a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura por sua coleção de poesia gitanjali, que revolucionou a arte literária bengali ao lado de outras obras como Home and the World.

Ele compôs mais de 2.230 canções e escreveu Sahaj Path, um livro de aprendizagem da língua bengali, bem como os hinos nacionais da Índia, Jana Gana Mana, e Bangladesh, Amar Sonar Bangla. A forma de dança Rabindra Nritya leva o seu nome.

Tagore fez uma infinidade de poemas, contos, cartas, ensaios e pinturas. Muitos cineastas adaptaram seus romances e contos aos filmes.

Seus contos são escritos em uma prosa rítmica cujo tema principal é a vida de pessoas comuns.

Em apoio ao movimento de independência da Índia, ele escreveu várias canções e, após o massacre de Amritsar em 1919, em protesto, ele rejeitou o título de cavaleiro concedido a ele pela coroa britânica.

mem/abm/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.