25 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Argentina comemora os 102 anos do nascimento de Eva Perón

Argentina comemora os 102 anos do nascimento de Eva Perón

Buenos Aires, 7 de mai (Prensa Latina) A 102 anos de seu nascimento, os argentinos recordarão a Eva Perón, a voz dos descamisados, que revolucionou para sempre a história política de um país onde seu exemplo é passado às novas gerações.

Nesse aniversário em meio aos momentos difíceis de uma pandemia, muitos dos seus admiradores vão reverenciar em várias províncias e na internet a trajetória de uma personagem atemporal, aquela Evita eterna, frase que sempre ressoa quando se fala sobre essa grande mulher latino-americana.

Entre as homenagens deste dia, está prevista uma reunião na plataforma Zoom para debater hoje a atualidade política dessa mulher e sua representatividade eleitoral na Argentina de hoje.

Sob o lema ‘Um movimento de mulheres não valeria nada em um mundo sem justiça social’, vários senadores e sindicalistas debaterão sobre o tema do papel da mulher na política, uma das várias lutas que Evita enfrentou durante sua vida.

A esta iniciativa se somará outra chefiada por personalidades de destaque, que irão ler textos literários emblemáticos como a atriz Cristina Banegas, a escritora María Teresa Andruetto, a atriz Julieta Daga e a jornalista e escritora María Pía López.

Organizada pela Casa Patria Córdoba, a homenagem tem o título ‘Eva con todas las letras’ (Eva com todas as letras) e contará também com outras personalidades como Leónidas Lamborghini, Aurora Venturini, David Metral e Vera Pichel.

Evita é uma figura onipresente na Argentina. Muitas são as histórias e ensinamentos que a esposa do falecido presidente Juan Domingo Perón deixou em sua curta vida, um exemplo que hoje cresce com aquelas mulheres que lutam para deixar para trás o patriarcado, com os pobres que levantam a voz para serem ouvidos.

Líder política e atriz, ela se casou com Perón em 1945 e depois que seu marido assumiu o cargo de Chefe de Estado, ela foi presidenta do Partido Peronista Femenino, dirigiu a Fundação Eva Perón e foi oficialmente declarada ‘Chefe Espiritual da Nação’ em 1952.

Lutadora incansável pela igualdade e justiça social, alcançou na sua época grandes mudanças, como a luta pela igualdade de gênero, e, nesse sentido, em 1947 conquistou a promulgação da lei que instituiu o voto feminino na Argentina. Ela morreu prematuramente com 33 anos, vítima de um câncer.

mem / may / cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES