19 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

África do Sul expressa rejeição ao bloqueio dos EUA contra Cuba

África do Sul expressa rejeição ao bloqueio dos EUA contra Cuba

Pretória 7 Mai (Prensa Latina) O professor Robert van Niekerk, da Universidade de Witwatersrand (Wits), em Joanesburgo, África do Sul, expressou sua rejeição ao bloqueio econômico, comercial e financeiro que os Estados Unidos impõem a Cuba há quase 60 anos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em mensagem dirigida ao povo cubano, o chefe da Cátedra de Governança Pública da Universidade de Wits, lembrou que o carinho que se professa por Cuba na África do Sul se deve ao ‘papel desinteressado que desempenhou para ajudar a derrotar o malvado sistema racista de Apartheid ‘durante a luta passada contra este sistema de segregação racial.

Neste momento, acrescentou, constatamos que Cuba se encontra em uma posição em que está ajudando o resto do mundo a desenvolver um novo modelo de ordem internacional, exemplificado no trabalho da brigada médica Henry Reeve, que atua em 27 países. para ajudá-los a superar os efeitos da pandemia do Covid-19.

E nestas circunstâncias, acrescentou, agora vemos que a própria Cuba precisa de solidariedade para proteger seus cidadãos dos efeitos desta pandemia e, para superá-la, «devemos dizer em voz alta que nos opomos totalmente ao maligno bloqueio do governo. dos Estados Unidos, o que impede Cuba de atender a muitas das necessidades de seus cidadãos. ‘

Em sua mensagem, van Niekerk explica que os sul-africanos ‘levam muito a sério as palavras do grande e inspirador dirigente nacional de Cuba, José Martí’, quando disse: com os pobres da Terra quero lançar minha sorte.

Cuba, enfatizou o acadêmico, compartilhou seu destino com os pobres de todo o mundo, e agora nós, da comunidade global e da África do Sul, reafirmamos nossa posição junto a Cuba, e também a vontade de compartilhar nosso destino com os cubanos enquanto eles lutam. contra o bloqueio imperialista e ilegal dos Estados Unidos

Robert Van Niekerk é bacharel com honras (sociologia industrial) pela University of Cape Town, um MA (política social) pela London School of Economics (LSE) e um MA e PhD em política social comparada pela University of Oxford.

Foi bolsista Anti-Apartheid do Sindicato dos Estudantes da LSE.

Entre outras iniciativas, está atualmente a trabalhar em um projeto de investigação internacional comparativa sobre ‘Culturas de solidariedade social e o bem público’ com acadêmicos da Universidade de Havana, Cuba, Eduardo Mondlane, em Maputo, e da Universidade Católica de Luanda, Angola. .

Também, num projeto de investigação intitulado ‘Reimaginando a ética de um serviço público eficiente e capaz na África do Sul’, centrado no serviço de saúde.

mem/mv/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.