29 de November de 2021

NOTICIAS

Morre o intelectual chileno Humberto Maturana

Morre o intelectual chileno Humberto Maturana

Santiago do Chile 6 Mai (Prensa Latina) O proeminente biólogo e filósofo Humberto Maturana, considerado uma das referências intelectuais mais proeminentes no Chile, faleceu hoje com 92 anos de idade, informaram fontes próximas de sua família.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Acadêmico da Universidade do Chile, ele estudou na University College of London, Harvard University, e tornou-se parte do Massachusetts Institute of Technology.

Em 1994 recebeu o Prêmio Nacional de Ciências do Chile por sua pesquisa em ciências biológicas, especificamente na percepção visual de vertebrados e por suas contribuições na teoria do conhecimento, voltada para a educação, comunicação e ecologia.

A morte de Maturana, cujas causas ainda não foram relatadas, gerou profundos sinais de pesar em amplos setores sociais, intelectuais e políticos do país.

O reitor da Universidade do Chile, Ennio Vivaldi, disse que a sua dimensão intelectual sempre foi motivo de orgulho para aquele centro de estudos superiores e para o país, porque ‘foi inspirador ao abrir alternativas para perceber e abordar a biologia’.

Ele ressaltou que Maturana, autor de mais de 20 livros, ‘desenvolveu em seus alunos uma atitude crítica e inovadora. Suas teorias chamaram a atenção de todo o mundo e foram aplicadas a várias disciplinas além da biologia’.

A Universidade do Chile decretou três dias de luto em suas instalações pela morte do ilustre intelectual.

mgt/rc/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.