5 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Evo Morales condena a repressão contra as mobilizações na Colômbia

Evo Morales condena a repressão contra as mobilizações na Colômbia

La Paz, 6 mai (Prensa Latina) O ex-presidente boliviano Evo Morales condenou hoje a violência registrada desde 28 de abril contra a greve nacional na Colômbia, com dezenas de mortes.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A nação colombiana sofre o que a nação boliviana experimentou em 2003, seu povo sofre repressão na tentativa de impor a receita neoliberal de impostos, escreveu o líder do Movimento Rumo ao Socialismo no Twitter da rede social.

As demandas sociais devem dar lugar a mudanças estruturais, acrescentou o ex-presidente (2006-2019) em seu perfil na plataforma de comunicação.

A repressão estatal colombiana só pode ser entendida pela presença de bases militares americanas em seu território, pelo apoio político do governo dos EUA e pela cumplicidade de Luis Almagro e da Organização dos Estados Americanos, disse ele em outra mensagem. Na Bolívia durante 2003, o governo chefiado por Gonzalo Sánchez de Lozada autorizou a intervenção militar na cidade de El Alto em meio a protestos civis contra a decisão de exportar gás através de portos chilenos.

Numa época em que a cobertura nacional do produto era mínima, centenas de pessoas foram para as ruas e a ação foi chamada de Massacre de Outubro Negro, pois 67 pessoas perderam suas vidas, o que levou à demissão do chefe de estado.

As mobilizações colombianas começaram há nove dias como um sinal de rejeição à reforma tributária proposta pela administração de Iván Duque, considerada prejudicial à classe trabalhadora e às pessoas de baixa renda.

Entretanto, as exigências continuam, agora para o fim da violência, os assassinatos de líderes sociais, indígenas e ex-guerrilheiros e contra o governo de Duque e seu conselheiro e patrocinador, o ex-presidente Álvaro Uribe (2002-2010).

mgt/znc/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.