2 de December de 2021

NOTICIAS

Europa inclui os Estados Unidos e o Canadá na indústria bélica

Europa inclui os Estados Unidos e o Canadá na indústria bélica

Bruxelas, 6 mai (Prensa Latina) A União Europeia (UE) acolheu hoje a participação dos Estados Unidos e do Canadá em seu programa de Cooperação Permanente e Estrutural na Esfera de Segurança e Defesa (Pesco).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Isto está ligado à expansão das possibilidades operacionais para o envio de forças, de acordo com um comunicado de uma reunião do Conselho da UE, que se reuniu neste dia em nível de ministros da defesa, de acordo com a televisão local.

Além disso, um pedido da Noruega também foi aprovado na reunião para se juntar à Pesco, que até agora só foi reservada para 25 estados europeus.

Para o chefe de Política Externa e Segurança Internacional da UE, Josep Borrell, tal decisão contribuirá para a mobilização dos militares europeus na região e além de suas fronteiras.

Nos últimos meses, a Rússia denunciou como uma ameaça à segurança nacional o aumento das tropas americanas nas nações europeias, especialmente as mais próximas do gigante eurasiático.

A liderança do bloco regional esclareceu que o Pesco não está de forma alguma buscando tornar-se um concorrente da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Na época, alguns especialistas viam o programa como uma tentativa da Europa de buscar a soberania sobre sua esfera militar em relação aos Estados Unidos.

mgt/to/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.