5 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Estado de comoção interna não resolve a crise na Colômbia

Estado de comoção interna não resolve a crise na Colômbia

Bogotá 6 Mai (Prensa Latina) A diretora da Unidade de Busca de Desaparecidos da Colômbia, Luz Marina Monzón, rejeitou hoje a decretação do Estado de Comoção Interna como solução para a crise nacional.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em declarações à Rádio W, a diretoria pediu ao governo do presidente Iván Duque que descarte o pedido de vários parlamentares do partido Centro Democrático de direita por acreditar que isso só contribuirá para alimentar a espiral de violência nas ruas do país.

‘A crise que atravessa o país não pode ser enfrentada com a declaração do Estado de comoção interna porque vai agravar o confronto nas ruas do país e a experiência tem mostrado que colocam a população em risco de violação dos seus direitos, garantias e liberdades dos cidadãos ‘, disse Monzón aos meios de comunicação mencionados.

A greve nacional que a Colômbia vive hoje pelo nono dia consecutivo está aos olhos da comunidade internacional devido aos repetidos relatos de mortos e feridos devido à repressão policial.

De acordo com o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento da Paz (Indepaz), até a véspera foram confirmadas a morte de 31 manifestantes e outros 1.220 feridos.

O estado de comoção interior está contemplado na Constituição colombiana.

Pode ser decretada pelo Presidente da República ’em caso de grave perturbação da ordem pública que ameace iminentemente a estabilidade institucional, a segurança do Estado ou a convivência cidadã e que não possa ser evitada com o uso das atribuições das autoridades policiais ordinárias’.

Se entrar em vigor, as autoridades têm poderes para reprimir manifestações, assumir o controle dos meios de comunicação e ordenar a detenção de cidadãos sobre os quais existam indícios de alegada prática de vários crimes.

agp/avs/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.