18 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China interrompe mecanismo de cooperação econômica com Austrália

China interrompe mecanismo de cooperação econômica com Austrália

Beijing, 6 de mai (Prensa Latina) A China cancelou hoje indefinidamente todas as atividades programadas no âmbito do mecanismo de diálogo econômico com a Austrália, por considerar que este país com sua conduta afetou as relações normais de cooperação.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o órgão máximo de planejamento, disse que a ação é imediata e acusou Canberra de ter uma ‘mentalidade de Guerra Fria e preconceitos ideológicos’ em suas interações com Beijing.

‘A decisão foi tomada com base na atitude atual do Governo da Comunidade da Austrália em relação à cooperação sino-australiana … alguns funcionários … lançaram uma série de medidas para interromper os intercâmbios e a cooperação normais’, acrescentou a entidade.

É a primeira vez que o mecanismo de diálogo é interrompido desde seu lançamento, em 2014. A última edição foi realizada em Beijing, em setembro de 2017, e abordou temas como investimentos e projetos econômicos de interesse mútuo das partes.

A China deu esse passo depois que a Austrália no mês passado revogou um acordo entre o estado de Victoria e o gigante asiático para cooperar no contexto da iniciativa Belt and Road.

Camberra invocou uma lei de veto da Commonwealth, dizendo que o pacto era inconsistente com a sua política externa e afetava as relações internacionais.

Desde 2018, as relações bilaterais entre os dois países passam por momentos de crescente tensão, após o veto da gigante da tecnologia Huawei em participar da implantação da rede 5G.

Mais recentemente, os atritos aumentaram com a troca de acusações, o pedido de uma investigação sobre a Covid-19 na China, restrições comerciais e um alerta de viagem para cidadãos chineses com planos de visitar ou estudar na Austrália por razões de segurança e discriminação.

Soma-se a isso a aplicação de medidas anti-dumping aos vinhos australianos por cinco anos e também um aumento nas tarifas sobre a cevada, porque eles foram exportados aqui a preços inferiores aos seus custos reais no mercado local.

Diversas vozes concordam que os Estados Unidos instigam o confronto, na medida em que buscam agregar ao território oceânico sua hostilidade para com o gigante asiático.

mem / ymr / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.