28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Sequestros no Haiti triplicam em um mês

Sequestros no Haiti triplicam em um mês

Porto Príncipe 5 Mai (Prensa Latina) O Centro de Análise e Pesquisa de Direitos Humanos registrou 91 sequestros no Haiti durante o mês de abril, mais do que o triplo do registrado no mês anterior, segundo relatório divulgado hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A Unidade de Observação do Crime desta instância revelou que 46 por cento dos casos ocorreram durante a primeira quinzena do mês, antes da renúncia do primeiro-ministro Jospeh Jouthe, e os restantes 54 por cento ocorreram sob o comando de seu sucessor, Claude Joseph.

A capital aparece como a área mais insegura, com 59 por cento dos sequestros registrados, seguida pelo subúrbio de Croix des Bouquets, a cerca de 10 quilômetros de Porto Príncipe, com 22 por cento, e Carrefour fecha, localizado na saída sul do principal cidade do país com 19 por cento.

A entidade destacou que o fenômeno atinge todas as camadas sociais e na maioria dos casos os sequestradores exigem somas entre 100 mil e um milhão de dólares para libertar as vítimas, o que obriga os familiares a venderem suas propriedades e pedirem empréstimos para pagar o resgate.

Somente nos primeiros quatro meses do ano, a instância constatou 248 sequestros, alguns deles envolvendo menores que sofreram abusos sexuais.

Na véspera, o Chefe do Governo reiterou que estes casos estão relacionados com os projetos promovidos pelo Executivo para renovar quadros políticos e modificar a atual Constituição.

‘Todos estão cientes da dimensão política, mas não podem documentá-la’, disse Joseph em sua primeira entrevista coletiva após assumir o cargo, criticando aqueles que usam essa prática para evitar as urnas.

O presidente Jovenel Moísse também garantiu no fim de semana passado que 80% dos sequestros são de natureza política e ameaçou colocar os mentores atrás das grades.

mem/ane/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.