28 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Roma aposta em Mourinho, e o futebol italiano sorri

Roma aposta em Mourinho, e o futebol italiano sorri

Havana, 5 mai (Prensa Latina) Em plena semana de definições da Liga dos Campeões da Europa, o polêmico técnico José Mourinho ganha hoje as manchetes no mundo do futebol com o anúncio de sua contratação pela Roma.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O estrategista lusitano exibe um currículo que o coloca entre os melhores do século atual, mas há alguns anos seus resultados vêm diminuindo, o que leva a questionar se o clube romano acertou em contratar seus serviços.

A Roma é um dos times emblemáticos da Itália e guarda uma das torcidas mais fiéis do planeta, que delira por ela apesar das poucas alegrias que lhe proporcionou nos últimos anos.

Desde que venceram o Scudetto na temporada 2000-2001, os ‘Giallorossi’ mal saboreiam o mel de duas Copas da Itália e uma Supertaça, com o sabor agridoce de anos intermináveis ​​à sombra da Juventus, do Inter ou do Milan.

Como se isso não bastasse, o desempenho da Roma piorou nesta temporada na Série A e o final do calendário os aguarda em uma luta mano-a-mano pela última vaga na Liga Europa no próximo ano.

Neste torneio eles depositaram suas principais esperanças de não desistir da atual temporada, mas a humilhante derrota por 6 a 2 que o Manchester United lhes deu na última quinta-feira na primeira mão das semifinais, enterrou todas as aspirações.

Foi depois desse desastre que os donos do clube decidiram bater na mesa e despedir o treinador Paulo Fonseca no final do curso para dar as rédeas a Mourinho, numa espécie de jogada desesperada para salvar a própria pele.

O arriscado da aposta é que realmente não se sabe se ‘The Special One’ ainda tem capacidade para cobrir as reais necessidades do projeto romano, para além do seu carisma questionável.

Não é incomum no esporte que um técnico que já foi bem-sucedido se apegue ao passado na reta final de sua carreira e, embora Mourinho não tenha ainda 60 anos, seu orgulho e teimosia atuam como uma faca de dois gumes contra ele.

Em suma, o futebol mudou e os estilos de toque de bola elogiados por Guardiola ou pelo alemão Jurgen Klopp estão na moda hoje, algo que o lusitano nunca praticou.

O nome de Mourinho ganhou fama em 2004, quando levou o Porto a ser coroado na inédita final da Liga dos Campeões contra o Mônaco, a única nos últimos 20 anos com times exclusivamente europeus de segunda linha.

Imediatamente, o magnata russo Román Abramovich o contratou para comandar seu milionário investimento no Chelsea e depois de levar a seleção londrina a aviões estelares, foi aumentar sua fama e recorde no Inter de Milão, Real Madrid e Manchester United.

Porém, a partir da fase no poderoso grupo do norte britânico, seus resultados começaram a declinar, até que o Tottenham, onde chegou em 2019, o despediu em 19 de abril, após quase dois anos sem título, como nunca antes havia acontecido ele.

Mas sim, a sua contratação pela Roma garante pelo menos uma boa dose de diversão para o futebol italiano, pronto para quebrar a monotonia em que se mergulhou durante a última década com o domínio absoluto da Juventus. O renascimento da Série A parece um fato e por isso mostra o título que o Inter de Milão conquistou neste fim de semana, mais de 10 anos depois da última vez.

Nessa celebração, o banco lombardo teve como protagonista justamente Mourinho, o mesmo que agora regressa, de outra trincheira, para tentar reinventar-se no lugar onde o seu futebol era mais feliz.

ga / rps / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.