21 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Portos salvaram parcialmente a economia do Panamá em 2020

Portos salvaram parcialmente a economia do Panamá em 2020

Cidade doPanamá, 5 mai (Prensa Latina) A cadeia portuária e logística do Panamá impediu parcialmente, com seu crescimento, uma nova contração da economia em 2020 e hoje continua o avanço do ramo, segundo dados oficiais.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A pandemia de Covid-19, longe de parar, estimulou atividades com ênfase nos transbordos devido à redução das rotas marítimas, ao mesmo tempo em que aumentou o transporte de suprimentos e equipamentos médicos, alimentos e cargas para indústrias vitais, disseram especialistas.

Estatísticas da Autoridade Marítima do Panamá (AMP) revelaram que o mesmo comportamento ascendente se manteve durante o primeiro trimestre deste ano quando a movimentação de contêineres cresceu 7,5 por cento, quando comparado com o mesmo período de 2020 e no total movimentaram 2.090.435 TEUs (contêineres de seis metros) de janeiro a março.

Dados oficiais indicam que o Produto Interno Bruto (PIB) do país contraiu 17 por cento em 2020 em relação a 2019, devido à paralisação de múltiplas atividades produtivas e serviços, enquanto o canal interoceânico, os portos e a cadeia logística continuaram operando em atividades essenciais.

Neste quadro, no ano passado a movimentação de contêineres cresceu 5,3 por cento face ao período anterior, ao transferir 7.734.024 TEUs, enquanto com excepção do Colon Container Terminal, na costa Atlântica, as restantes cinco estradas tiveram aumentos, conforme refletido pelos números da AMP.

‘O transbordo de contêineres é o setor chamado a ajudar o Panamá a sair da crise econômica gerada pela pandemia e é a base para o desenvolvimento do pólo logístico’, disse Rommel Troetsch, empresário da filial, ao jornal Metro Libre.

Enquanto isso, o economista Olmedo Estrada explicou à mídia que a operação dos portos em 2020 foi ‘importante para o nosso país; é a porta de entrada para o comércio internacional e cerca de 35 por cento do PIB se movimenta em torno dessa atividade’.

Por sua vez, o presidente da Câmara Marítima, Nicolás Vukelja, destacou que ‘o setor marítimo, logístico e portuário representa mais de 200 mil empregos diretos e indiretos, representados por mais de mil empresas do setor marítimo de logística e portuário, enquanto os portos representam mais de 10 mil empregos diretos e indiretos ‘.

A entrada do canal trans ístmico pelo Caribe, às margens da cidade de Colón, possui três grandes vias para contêineres com capacidade para operar 4,5 milhões de TEUs, enquanto na entrada do Pacífico há apenas duas com possibilidade de movimentação de pouco mais de três milhões de TEUs e um pequeno no extremo noroeste para escoamento de frutas.

O desenvolvimento dessa indústria tem como padrão o canal, por onde circula anualmente 6% do comércio mundial, mas no ano passado os trânsitos foram reduzidos, embora tenha havido mais tonelagem de mercadoria que cruzou a rota e parte desses navios atracou para fazer transbordo .

ga / orm / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.