6 de December de 2021

NOTICIAS

Plantão por Colômbia desde a Costa Rica

Plantão por Colômbia desde a Costa Rica

San José, 5 mai (Prensa Latina) Integrantes de grupos sociais da Costa Rica farão hoje uma manifestação pela Colômbia em frente à sede da Corte Interamericana de Direitos Humanos contra os abusos policiais naquele país andino.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

‘Não queremos reforma tributária nenhuma!’ e ‘pelas vítimas mortas em meio aos protestos’ são algumas das palavras de ordem que serão levantadas pelos manifestantes do Plantão pela Colômbia, indica o cartaz de convocação.

Nesta terça-feira, os grupos sociais endossaram um comunicado denunciando os graves acontecimentos que afetam a Colômbia social, política e economicamente, o que – afirma – merece atenção urgente e intervenção dos organismos internacionais competentes.

Apoiado por Nodo Costa Rica-Colômbia Humana, a Associação de Vítimas Ecos de Colombia- Migração e Refúgio e o Comitê de Solidariedade com as Vítimas de Violência na Colômbia, entre outros, o texto exige respeito ao direito de protesto e liberdade de expressão do povo colombiano.

‘Fazemos um apelo urgente e veemente a todo o mundo para apoiar o justo grito que encarna o inconformismo popular’, sublinhou o texto das organizações solidárias ticas.

Afirmou que as expressões cidadãs, sindicais e políticas, que se manifestam com força nas ruas e nos campos da Colômbia, são fruto de motivos fundados, negligenciados e / ou ridicularizados pelo Presidente Iván Duque e pela Executiva Nacional de maneira repetida e sistematizada.

Apesar de o presidente Iván Duque ter anunciado que retiraria o projeto da Reforma Tributária, também ordenou ao Exército que saísse às ruas para reforçar, junto com a polícia, a contenção dos protestos sociais, afirma o texto.

Essa militarização do país, detalha, corresponde a uma nova violação da ordem constitucional e jurídica e gera novos riscos para o já deteriorado clima de violações coletivas do direito à vida, à liberdade e à integridade.

‘Exigimos urgentemente a ajuda da comunidade internacional para promover ações de vigilância e monitoramento da grave crise humanitária sofrida pela população colombiana em decorrência do não cumprimento dos compromissos assumidos no Acordo de Paz’, assinala.

Em particular, continua solicitando ao Estado colombiano que ponha fim às violações de direitos humanos derivadas do tratamento repressivo da mobilização e do protesto social.

ode / ale / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.