11 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Investigação do acidente do Metrô no México será por homicídio

Investigação do acidente do Metrô no México será por homicídio

México 5 Mai (Prensa Latina) A investigação do acidente na Linha 12 do Metrô da Cidade do México será por homicídio e danos materiais, ambos culpados, confirmou hoje a Procuradoria-Geral da República.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Essa instância de justiça indicou em comunicado que já implementou a pasta investigativa com o apoio de peritos internacionais e confirmou a morte de 24 pessoas e 79 feridos.

Até esta quarta-feira foram identificados 22 dos 24 mortos, pondo fim à agonia e angústia de muitos familiares que procuravam os seus entes queridos sem os encontrar, e faziam guarda em hospitais e centros forenses à espera das notícias desagradáveis.

A aplicação do Protocolo de Desastre permite ao Ministério Público reduzir tempos e agilizar a entrega dos corpos aos seus familiares, sem a necessidade de realização de necropsia, além de continuar com a identificação dos poucos que ainda não o foram.

A prefeitura chefiada por Claudia Sheinbaum anunciou que serão aprofundadas as pesquisas científicas para delinear responsabilidades e chegar à verdade, por isso serão contratados especialistas estrangeiros.

Indicou que as pericias necessárias começarão imediatamente de forma profissional, exaustiva, multidisciplinar e interinstitucional, em diversos assuntos.

No estrutural, vão requerer a intervenção de topógrafos, engenheiros civis e estaduais, especializados em aços; geólogos especialistas em subsidência para desenvolver estudos de geotecnia, mecânica dos solos, cálculo estrutural, resistência de materiais e tudo que for essencial para se conhecer a origem do evento.

Quanto à questão administrativa, irão apurar os contratos de obra e fiscalização, os registros de manutenção, a construtora e fiscalizadora e o pedido de informação a todas as áreas, bem como o cálculo e avaliação final dos danos.

Quanto ao trabalho pericial, destacou, estão envolvidas associações e associações profissionais, bem como instituições de ensino, como o Instituto Politécnico Nacional, cujo corpo docente oferece à agência instrumentos de alta tecnologia para a análise do acidente.

Embora a investigação seja demorada devido à sua complexidade, pretende-se fazê-la no menor tempo possível para se ter uma explicação cientificamente e legalmente fundamentada e para garantir aos cidadãos que se chegará à verdade e que se fará justiça.

mem/lma/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.