6 de December de 2021

NOTICIAS

Investigação do acidente do Metrô no México será por homicídio

Investigação do acidente do Metrô no México será por homicídio

México 5 Mai (Prensa Latina) A investigação do acidente na Linha 12 do Metrô da Cidade do México será por homicídio e danos materiais, ambos culpados, confirmou hoje a Procuradoria-Geral da República.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Essa instância de justiça indicou em comunicado que já implementou a pasta investigativa com o apoio de peritos internacionais e confirmou a morte de 24 pessoas e 79 feridos.

Até esta quarta-feira foram identificados 22 dos 24 mortos, pondo fim à agonia e angústia de muitos familiares que procuravam os seus entes queridos sem os encontrar, e faziam guarda em hospitais e centros forenses à espera das notícias desagradáveis.

A aplicação do Protocolo de Desastre permite ao Ministério Público reduzir tempos e agilizar a entrega dos corpos aos seus familiares, sem a necessidade de realização de necropsia, além de continuar com a identificação dos poucos que ainda não o foram.

A prefeitura chefiada por Claudia Sheinbaum anunciou que serão aprofundadas as pesquisas científicas para delinear responsabilidades e chegar à verdade, por isso serão contratados especialistas estrangeiros.

Indicou que as pericias necessárias começarão imediatamente de forma profissional, exaustiva, multidisciplinar e interinstitucional, em diversos assuntos.

No estrutural, vão requerer a intervenção de topógrafos, engenheiros civis e estaduais, especializados em aços; geólogos especialistas em subsidência para desenvolver estudos de geotecnia, mecânica dos solos, cálculo estrutural, resistência de materiais e tudo que for essencial para se conhecer a origem do evento.

Quanto à questão administrativa, irão apurar os contratos de obra e fiscalização, os registros de manutenção, a construtora e fiscalizadora e o pedido de informação a todas as áreas, bem como o cálculo e avaliação final dos danos.

Quanto ao trabalho pericial, destacou, estão envolvidas associações e associações profissionais, bem como instituições de ensino, como o Instituto Politécnico Nacional, cujo corpo docente oferece à agência instrumentos de alta tecnologia para a análise do acidente.

Embora a investigação seja demorada devido à sua complexidade, pretende-se fazê-la no menor tempo possível para se ter uma explicação cientificamente e legalmente fundamentada e para garantir aos cidadãos que se chegará à verdade e que se fará justiça.

mem/lma/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.