19 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Eleições antecipadas na Bulgária devido a uma crise governamental

Eleições antecipadas na Bulgária devido a uma crise governamental

Sofia 5 Mai (Prensa Latina) Depois de três tentativas fracassadas de formar um governo na Bulgária, o presidente Rumen Radev anunciou hoje as eleições antecipadas para 11 de julho e pediu calma nos próximos meses.

Os 240 parlamentares que tomaram posse em 15 de abril constituíram uma legislatura altamente fragmentada que, após vários dias de consultas, não chegou a um acordo sobre a instituição do novo executivo.

No meio desta situação ingovernável, Radev falou da dissolução da Assembleia Nacional (Parlamento) e da realização de eleições antecipadas, segundo a imprensa nacional.

Além disso, o presidente acrescentou que isso é previsível ‘não só em uma crise política, mas também constitucional’.

Desde meados de 2020, o primeiro-ministro búlgaro demitido, Boiko Borisov, tem sido objeto de fortes protestos para exigir sua renúncia e dos quais emergiram três das seis formações políticas que agora compõem a legislatura.

Ainda que minoritários, os novos partidos rejeitam um pacto com as forças tradicionais, que estiveram na vanguarda da política do país na última década, sobre o qual pesam hoje as acusações de corrupção, segundo analistas.

O partido conservador Cidadãos pelo Desenvolvimento Europeu da Bulgária (GERB), do qual Borisov é membro; o social-democrata e o Movimento dos Direitos e Liberdades enfrentam o impulso das novas alianças.

Diante de tal cenário, Radev garantiu que o país precisa de uma ‘alternativa’ e pediu a todas as forças políticas que reconsiderassem seu comportamento.

Borisov anunciou em abril sua renúncia ao cargo, após 10 anos no poder, e que sua força política iria propor o ex-ministro das Relações Exteriores Daniel Mitov como candidato, após formar um Parlamento no qual o GERB conquistou cerca de 26 por cento dos assentos.

Os sociais-democratas, terceira força mais votada nas últimas eleições, devolveram hoje a ordem de constituição de um Executivo, mas antes o fizeram o GERB e o partido Exist Such People.

Enquanto isso, o país mais pobre da União Europeia (UE) está atolado em uma crise de saúde causada pelo Covid-19.

A Bulgária, o país do bloco regional com a implementação mais lenta do programa de vacinação, apresenta uma das maiores taxas de mortalidade pela doença na UE.

O presidente Rumen Radev, contrário às políticas de Borisov, alertou que os próximos meses serão muito tensos e pediu uma atuação responsável para evitar o caos, segundo a imprensa nacional.

mem/to/ehl/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES