2 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Diálogo político leva à renovação do poder eleitoral na Venezuela

Diálogo político leva à renovação do poder eleitoral na Venezuela

Caracas, 5 mai (Prensa Latina) A nomeação do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para o período 2021-2028 responde hoje ao amplo processo de diálogo promovido na Venezuela a favor da paz e da reconciliação, concordaram os atores políticos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em sessão extraordinária realizada ontem, a Assembleia Nacional (Parlamento) da Venezuela prestou juramento aos cinco principais reitores da CNE, Pedro Calzadilla, Alexis Corredor, Tania D ‘Amelio, Enrique Márquez e Roberto Picón, bem como os 10 suplentes.

O chefe do Legislativo Jorge Rodríguez destacou a reafirmação do quadro institucional e da ordem democrática através da renovação do órgão eleitoral máximo, que atuará de forma autônoma, independente e mais nobre para salvaguardar o voto de cada eleitor, disse.

‘Saúdo os deputados da Assembleia Nacional que, cumprindo o que está estabelecido na nossa Constituição, nomearam os novos reitores (…) do Poder Eleitoral. Trabalho que o povo venezuelano lhes agradece’, disse o Presidente Nicolás Maduro a este respeito, na rede social Twitter.

Por sua vez, o chanceler Jorge Arreaza qualificou este acontecimento como uma vitória para a paz e para a consolidação das instituições democráticas venezuelanas.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros expressou o seu apreço à equipe da CNE e festejou a ‘derrota definitiva para aqueles que nos quiseram conduzir ao caminho da violência e da dependência’, disse.

Em comunicado conjunto, as organizações políticas da oposição representadas na Assembleia Nacional sublinharam o seu apoio à nomeação do corpo eleitoral, fruto da decisão dos atores políticos de percorrer a rota eleitoral, com distanciamento e sem posições extremistas.

O grupo de oposição afirmou que o novo Conselho Nacional Eleitoral tem uma responsabilidade histórica e o dever de transcender as diferenças e os confrontos políticos, transmitir confiança ao eleitorado e dar a sua contribuição para a paz e a reconciliação do país.

Após a renovação da CNE e a recente revogação da Lei dos períodos constitucionais dos poderes públicos, abriram-se as portas à celebração de mega eleições na nação sul-americana para eleger 23 governadores e 335 prefeitos ao longo de 2021.

A diretiva anterior do mais alto órgão eleitoral da Venezuela foi nomeada em meados de 2020 pelo Supremo Tribunal de Justiça, perante o desacato e a nulidade legislativa da Assembleia Nacional, dominada por setores radicais da oposição no período 2016-2021.

De acordo com o regulamento da CNE, o novo conselho de administração deve reunir-se para designar a Presidência e Vice-presidência, bem como a distribuição da Junta Nacional Eleitoral, da Comissão de Participação Política e Financiamento e da Comissão de Registro Civil e Eleitoral.

ga / wup / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.