1 de December de 2021

NOTICIAS

Cuba por promover a atualização do modelo econômico e social

Cuba por promover a atualização do modelo econômico e social

Havana, 5 mai (Prensa Latina) O presidente cubano Miguel Díaz-Canel pediu o processo de atualização do modelo econômico e social, assim como a implementação do plano de desenvolvimento nacional até 2030, informou hoje a mídia local.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em uma recente reunião do Conselho de Ministros, o presidente insistiu na necessidade de combinar com flexibilidade o planejamento centralizado e a autonomia de todos os atores econômicos: empresas estatais, cooperativas e outras formas de gestão.

Segundo o jornal Granma, o também primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC) defendeu identificar em cada entidade o que fazer para o crescimento previsto no plano econômico, com a menor dependência externa possível.

Segundo Díaz-Canel, o objetivo ‘é resistir, sobreviver e seguir em frente’.

Neste sentido, ele incluiu entre as prioridades de Cuba a produção de alimentos e, em particular, o setor agrícola, e defendeu o estabelecimento de alianças entre os setores estatais e não-estatais, para fazer melhor uso dos recursos e capacidades de ambos.

Outras questões mencionadas foram o impulso à gestão dos municípios, a concretização de procedimentos para criar micro, pequenas e médias empresas, intensificar o uso da ciência e da inovação para resolver problemas, além de reforçar o teletrabalho.

Díaz-Canel também enfatizou a urgência de considerar o uso de fontes renováveis de energia, fazer um uso sustentável e de qualidade do potencial turístico, e resolver as dificuldades do comércio eletrônico.

A produção nacional tem que ser orientada para satisfazer a demanda do mercado interno e para elevar a qualidade de todos os serviços à população, disse ele.

A análise dos princípios para o desenvolvimento econômico e social de Cuba prevaleceu nas sessões do 8ú Congresso do PCC, realizado de 16 a 19 de abril em Havana.

mem/cgc /bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.