30 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Chile expressa solidariedade com o povo da Colômbia

Chile expressa solidariedade com o povo da Colômbia

Santiago do Chile, 5 mai (Prensa Latina) Organizações, partidos políticos, legisladores e outras personalidades expressaram hoje sua solidariedade com o povo da Colômbia, diante da repressão excessiva do governo contra as manifestações populares.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nas últimas horas, o Partido Comunista do Chile (PC) apontou em uma declaração que o povo daquela nação tomou as ruas em protesto contra o aumento dos impostos sobre os mais afetados pela crise econômica e a Covid-19.

Aponta que ‘o governo da Colômbia, a maior expressão do crime político no continente, não hesitou em reprimir brutalmente os manifestantes’.

Lembra que após a assinatura dos Acordos de Paz que puseram fim a uma guerra civil de meio século, milhares de ex-combatentes desmobilizados e líderes sociais foram assassinados por gangues armadas pelo governo, e que eles assassinam manifestantes nas ruas ‘é uma continuidade de suas ações regulares’.

Depois de expressar a solidariedade dos comunistas chilenos, assinala que as ações do povo colombiano ‘são parte de uma luta comum pela sobrevivência e libertação de nossas pátrias do neoliberalismo e da exploração do império’.

Enquanto isso, o renomado escritor Jorge Baradit denunciou nas redes sociais a repressão criminosa do governo de Iván Duque aos protestos da população contra as medidas neoliberais, que agravam a situação de milhões de pessoas em meio à crise pandêmica.

Também criticou o silêncio das autoridades chilenas que, em outras ocasiões, disseram que condenam a violência sem distinção de governos.

Também Juan Andrés Lagos, candidato a constituinte do PC, expressou que ‘Colômbia e Chile mostram, de forma dramática e também esperançosa, verdadeira na luta popular, que o caminho necessário e único é a solidariedade do Povo para o Povo’.

Enquanto isso, o deputado Gabriel Ascencio, da Democracia Cristã, informou que a Comissão Internacional daquele partido, pediu-lhe que expressasse no parlamento sua preocupação com o que está acontecendo na Colômbia e em El Salvador.

Da mesma forma, a mídia alternativa Resumen.cl ressaltou que o que começou como um protesto contra uma reforma tributária, que punia a maioria da população, transformou-se em uma explosão social que exige o aprofundamento da democracia, a luta contra a corrupção e a reforma da estrutura neoliberal do Estado colombiano.

mgt/rc/ bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.