6 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

África e seu rico patrimônio cultural e natural (+ Fotos)

África e seu rico patrimônio cultural e natural (+ Fotos)

Havana, 5 mai (Prensa Latina) Tão deslumbrante quanto seus poderosos baobás, costumes antigos, tradições e paisagens distintas, a África hoje exibe locais emblemáticos com valores culturais ou naturais que são Patrimônio da Humanidade.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Quando se comemora o Dia do Patrimônio Mundial da África nesta quarta-feira, é oportuno ressaltar, como reitera a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a necessidade de os países do continente e do resto do planeta preservarem tais maravilhas.

Para muitos especialistas e admiradores da cultura africana, aquela área geográfica, ainda sub-representada na lista de Patrimônio Mundial da Humanidade, com cerca de 12 por cento dos sítios inscritos em todo o mundo, exibe muitas belezas para o deleite das gerações futuras.

Entre essas maravilhas, criadas pela natureza ou pelo homem, estão inseridos lugares emblemáticos, declarados Patrimônio da Humanidade, como as trovejantes Cataratas Vitória, considerada a maior cachoeira do mundo, localizada na fronteira da Zâmbia e do Zimbábue.

Existem também outras maravilhas da natureza como o Deserto do Namibe, dominado por fósseis e dunas, com espécies exóticas de animais como flamingos e pelicanos.

A eles se juntam a cidade de Cartago, no norte da Tunísia, fundada pelos antigos fenícios, e a floresta tropical de Atsinanana em Madagascar, cujo verde intenso deslumbra, no meio de rios.

OUTROS DESTINOS

A lista das maravilhas dos países africanos também inclui outros destinos, talvez menos conhecidos, como os fortes e castelos de Volta, da Grande Acra e as regiões Centro e Oeste, em Gana.

O viajante ainda pode apreciar os restos dos entrepostos fortificados ao longo da costa daquele território, erguidos pelos colonizadores portugueses entre os anos 1482 e 1786, segundo a historiografia.

Na região de Mopti, no Mali, conhecida como A Veneza Africana, estão as falésias de Bandiagara (território da etnia Dogon).

Neste lugar, com planaltos onde brilham casinhas de barro e palha, junto com sua paisagem excepcional, sobrevivem as tradições sociais, incluindo festas de máscaras, rituais e cerimônias de cultos aos ancestrais, testemunhou a Prensa Latina in situ.

É importante notar, por outro lado, que, para resgatar sítios em perigo, o Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, em colaboração com artesãos e outros atores, empreendeu a restauração dos mausoléus do Mali de Timbuktu, construídos a partir do século XIII, e danificados em 2012 pela ação de grupos armados extremistas.

Segundo a tradição do Mali, estes mausoléus de Timbuktu são anualmente peregrinados por habitantes daquele país do Sahel e de estados vizinhos, em meio à crença de que tais relíquias culturais protegem a cidade dos perigos. Os líderes da África, um continente considerado relativamente jovem e com uma população de mais de 1,3 bilhão, estão tentando não apenas preservar seus monumentos e locais de excepcional beleza, mas também seu outro patrimônio precioso: os animais.

Nessa área geográfica se refugiam espécies grandes e selvagens, como elefantes, leões, búfalos e rinocerontes, populações em parte dizimadas pela lucrativa caça ilegal ou outros fatores, como as mudanças climáticas, que causam fenômenos extremos, como secas intensas ou chuvas excessivas.

Desde a proclamação em 2015 pela UNESCO do Dia do Patrimônio Mundial Africano, a cada 5 de maio, o mundo, e em particular aquele continente, divulga e conscientiza sobre a necessidade de proteger o patrimônio cultural e natural da região.

Paralelamente, o organismo das Nações Unidas promove a cooperação internacional para preservar as riquezas materiais e imateriais acumuladas na África, considerada o berço da humanidade e onde tem o seu lugar o baobá, símbolo da identidade e da força das comunidades.

oda / jcd / obf / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.