5 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

UE condena a repressão na Colômbia

UE condena a repressão na Colômbia

Bruxelas, 4 mai (Prensa Latina) O porta-voz do Serviço Europeu de Ação Externa, Peter Stano, condenou hoje a repressão contra milhares de manifestantes na Colômbia contra a reforma tributária promovida pelo governo do presidente Iván Duque.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A União Europeia (UE) condena os atos de violência, que visam os direitos legítimos de manifestação, liberdade de reunião e expressão, disse Stano.

O porta-voz pediu o fim da escalada agressiva e transmitiu a confiança da UE nas instituições colombianas para ‘investigar e levar à prisão os responsáveis por qualquer abuso e violação dos direitos humanos’ na nação latino-americana.

No dia anterior ao relator especial da ONU sobre o direito à liberdade de reunião e associação pacífica, Clément Voule, disse estar alarmado com o ‘uso excessivo da força contra os manifestantes’ e, consequentemente, apelou para a polícia daquele país para acabar com esta prática.

Desde 2019 os protestos começaram na Colômbia, mas na quarta-feira passada milhares de cidadãos saíram às ruas como parte de uma Greve Nacional em rejeição à proposta do governo, retirada no domingo pela Duque.

A ação executiva propôs o aumento ou imposição do Imposto de Valor Agregado sobre serviços e produtos, assim como a expansão da base tributária sobre os salários. Entretanto, os protestos continuam no país sul-americano para exigir o cancelamento de outras medidas, tais como reformas de saúde e previdência, consideradas pelos manifestantes como um ‘pacote neoliberal’ em meio a um contexto de crise, de acordo com a mídia colombiana.

mgt/ehl/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.