19 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Construção de gasoduto russo continuará no final de maio

Construção de gasoduto russo continuará no final de maio

Moscou 4 Mai (Prensa Latina) O Escritório Federal de Navegação e Hidrografia da Alemanha (BSH) considerou possível retomar a construção do gasoduto russo Nord Stream 2 naquele país a partir do final de maio, destacou hoje a imprensa local.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

As obras em andamento nas águas da zona econômica exclusiva da Alemanha foram suspensas após uma ação judicial movida pela organização não governamental União para a Proteção da Natureza (NABU), que está em vigor até o final deste mês, informou a agência de notícias.

O NABU informou na segunda-feira que entrou com uma ação no Tribunal Administrativo de Hamburgo contra uma licença de construção de gasoduto emitida em janeiro deste ano.

Outra organização ambientalista, a Deutsche Umwelthilfe (DUH), apresentou queixa semelhante a ela em 13 de abril, apesar do fato do regulador alemão BSH ter dito antes que a colocação dos tubos não representa uma ameaça à vida marinha.

O projeto Nord Stream 2 envolve a construção de duas linhas de um gasoduto com uma capacidade total de 55 bilhões de metros cúbicos por ano da costa da Rússia através do Mar Báltico até a Alemanha.

As obras foram suspensas em dezembro de 2019 depois que a Swiss Allseas abandonou a colocação de tubos devido a possíveis sanções dos EUA.

Após um hiato de um ano, a construção do oleoduto foi retomada em

dezembro de 2020 e atualmente está 95% concluída.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse no final de abril que há ‘muitos sinais de especulação política’ sobre o Nord Stream, quando vier, ele alertou, ‘um projeto puramente econômico que nada tem a ver com a atual situação política’.

O chefe do Departamento de Estado, Antony Blinken, exigiu que todas as entidades envolvidas no gasoduto se retirassem ‘imediatamente’ ou enfrentarão sanções do governo dos Estados Unidos.

A obra poderá ser concluída em setembro, afirmam seus dirigentes, embora a empresa Nord Stream 2 AG, responsável pela construção, tenha denunciado ações provocativas na área de lançamento de dutos.

O projeto duplica a capacidade do atual gasoduto, em operação desde 2012, e foi concebido para diversificar as rotas de abastecimento de gás russo à Europa e, sobretudo, para garantir a segurança energética europeia.

mem/mml/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.