7 de December de 2021

NOTICIAS

Parlamento salvadorenho se reúne no meio de uma nova crise política

Parlamento salvadorenho se reúne no meio de uma nova crise política

San Salvador, 3 mai (Prensa Latina) A Assembleia Legislativa (Parlamento) de El Salvador se reunirá hoje em meio à crise desencadeada em sua sessão inaugural com a demissão de vários juízes e do Procurador Geral da República.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Após uma maratona de sessões de sábado que terminou depois da meia-noite de domingo, o presidente da Assembleia Legislativa, Ernesto Castro, convocou uma nova sessão para a manhã de segunda-feira.

Há uma grande expectativa em relação à agenda que será trazida pelo Conselho de Administração, dominado pelo partido governante, que tem 64 dos 84 deputados da Assembleia, o suficiente para dispensar a oposição em suas decisões.

Após a demissão dos juízes da Câmara Constitucional da Suprema Corte e do Procurador-Geral, a maioria das decisões nomeou funcionários próximos ao Poder Executivo para esses cargos.

Ambas as medidas, aprovadas sem problemas com os votos do partido no poder, não foram bem recebidas pelos setores da oposição, da sociedade civil e da comunidade internacional, que temem uma perda da independência judicial.

No domingo, foi realizado um comício no emblemático Monumento à Constituição, em rejeição aos primeiros movimentos da atual legislatura e com apelos ao diálogo e à defesa do Estado de Direito em El Salvador.

O partido governista, liderado pelo presidente Nayib Bukele, insiste que suas ações estejam de acordo com a vontade popular expressa nas urnas.

msm/cmv/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.