2 de December de 2021

NOTICIAS

Parlamento da Venezuela abordará a nomeação do Conselho Eleitoral

Parlamento da Venezuela abordará a nomeação do Conselho Eleitoral

Caracas, 3 mai (Prensa Latina) A Assembleia Nacional Venezuelana discutirá hoje, em sessão extraordinária, a nomeação do novo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que regerá os processos eleitorais para os próximos sete anos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O órgão legislativo recebeu na semana passada, para sua avaliação, a lista de cidadãos indicados para fazer parte do novo conselho da CNE, composta de cinco reitores principais e 10 suplentes.

Ao apresentar a lista de candidatos ao mais alto órgão eleitoral, o chefe do Comitê de Nomeações Eleitorais, Deputado Giuseppe Alessandrello, destacou o extenso trabalho de análise das propostas apresentadas pelos setores sociais, políticos e acadêmicos do país.

Da mesma forma, o presidente do Parlamento Jorge Rodríguez enfatizou o cumprimento dos parâmetros estabelecidos no desenvolvimento do processo, especialmente a transparência e o diálogo permanente.

Rodríguez reiterou o caráter democrático da sociedade venezuelana, ratificando a via eleitoral e o apoio do voto popular como única forma de acesso ao poder na Venezuela.

A renovação da CNE e a recente revogação da Lei dos Períodos Constitucional e Jurídico dos Poderes Públicos, abrirá as portas para a realização de mega eleições na nação este ano.

Resultado de um processo de diálogo entre as principais forças políticas do país, a decisão lançou as bases para novas eleições a serem realizadas em 2021 para eleger 23 governadores e 335 prefeitos.

A possibilidade de o Conselho Nacional Eleitoral solicitar a eleição simultânea das mais altas autoridades estaduais e municipais veio de vários setores e grupos da oposição venezuelana.

jf/wup/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.