6 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU destaca o papel da imprensa para fornecer informações confiáveis

ONU destaca o papel da imprensa para fornecer informações confiáveis

Nações Unidas 3 Maio (Prensa Latina) O Secretário-Geral da ONU, Antônio Guterres, destacou hoje a importância de contar com informação confiável, verificável e universalmente acessível no trabalho de imprensa.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em sua mensagem de vídeo para o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a manchete observou que este também é um imperativo entre os muitos desafios colocados pela pandemia do Covid-19.

Ter informações confiáveis ajuda a salvar vidas e a construir sociedades fortes e resilientes, enfatizou. Na pandemia e em outras crises, como a climática, jornalistas e profissionais da mídia ajudam a navegar em um cenário de informações em rápida mutação e muitas vezes opressor, acrescentou.

Além disso, seu trabalho aborda imprecisões e falsidades perigosas, disse o mais alto representante das Nações Unidas.

Mas em muitos países, alertou ele, os jornalistas enfrentam grandes riscos, incluindo restrições, censura, abuso, assédio, prisões e até morte – tudo simplesmente por fazer seu trabalho.

A situação continua piorando a cada dia, pois o impacto econômico da pandemia atingiu muitos meios de comunicação e ameaça sua própria sobrevivência, lamentou o secretário-geral.

À medida que seu orçamento aperta, o mesmo acontece com o acesso as informações confiáveis, e então surgem rumores, falsidades e opiniões extremas ou divisivas para preencher essas lacunas, alertou ele.

Portanto, o líder máximo da ONU pediu aos governos do mundo que façam tudo ao seu alcance para apoiar a mídia, aliada na luta contra a desinformação e as notícias falsas.

Guterres também se referiu a um plano das Nações Unidas que visa criar um ambiente seguro para os profissionais da mídia e preservar a informação como um bem público que salva vidas.

O dia 3 de maio foi proclamado Dia Mundial da Liberdade de Imprensa pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 1993, por recomendação da Conferência Geral da Unesco.

jf/ifb/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.