30 de November de 2021

NOTICIAS

Lula se encontra com lideranças políticas em Brasília

Lula se encontra com lideranças políticas em Brasília

Brasília 3 Mai (Prensa Latina) O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá aqui hoje para uma série de encontros com lideranças de diferentes tendências políticas, em meio ao Covid-19 que registrou mais de 400 mil mortes no Brasil.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Lula em Brasília terá uma semana de encontros ‘com forças políticas órfãs do fracasso e abandono de qualquer perspectiva de liderança do atual governo’ de Jair Bolsonaro, noticiou o renomado sociólogo Emir Sader em sua coluna no portal Brasil 247.

Ele comenta que o fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) ‘não é uma alternativa para a esquerda, nem para as forças de centro e direita. Lula é a alternativa para o Brasil, como país, como nação’.

Sader especifica que o ex-líder sindical trocará opiniões com dirigentes de organizações de esquerda, centro e direita, ‘com alguns dos quais governou e outros desorientados, buscando um horizonte para seus partidos’.

Ele explica que cada vez mais formadores de opinião, alguns dos quais antes freneticamente anti-PT, como Reinaldo Azevedo e Felipe Neto, aderem a Lula como a única perspectiva de reconstrução do país, diante do quadro humanitário, econômico, catástrofe social e política naquele que está o Brasil.

Como alguns reconhecem, não é possível comparar o que o ex-dirigente sindical representa para o país e o que o Bolsonaro pode representar, indica o colunista.

Ele defende que ‘este veio destruir o que foi construído e ainda havia democracia, o Estado, a credibilidade política da presidência, uma convivência minimamente harmoniosa entre os três poderes da República’.

Destruiu, continua ele, o que restava do processo econômico, por meio de posições erráticas, entre a privatização e o esbanjamento dos órgãos do Estado.

Para Sader, em meio à pandemia ‘fica mais evidente que o atual governo não tem mais nada a dar ao país, não importa para onde você olhe’.

Resta o apoio da burguesia , que só está interessada na liquidação das empresas estatais a preços baratos, e dos fanáticos evangélicos, garante.

Ele acrescenta que se Bolsonaro tentar desmantelar o Estado, o ex-presidente representa a possibilidade de reconstruí-lo, de recuperar sua legitimidade perante os brasileiros.

‘É nesse cenário que Lula aparece não como uma alternativa de esquerda, não como uma alternativa para um conjunto de forças políticas, mas como a única alternativa para a reconstrução e salvação do Brasil’, diz o sociólogo.

Depois que a Suprema Corte anulou suas sentenças, o ex-presidente recuperou seus direitos políticos e pode se candidatar ao poder nas eleições de 2022.

jf/ocs/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.