5 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Costa Rica endurece medidas diante do aumento de casos de Covid-19

Costa Rica endurece medidas diante do aumento de casos de Covid-19

San José, 3 mai (Prensa Latina) O fechamento de estabelecimentos e locais de atenção pública e a extensão da restrição de veículos estão em vigor hoje na Costa Rica para tentar conter o crescimento acelerado das infecções pelo coronavírus SARS-CoV-2, causa do Covid-19.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em uma extraordinária entrevista coletiva, realizada virtualmente, o Ministro da Saúde Daniel Salas revelou que o governo concordou em aplicar estas medidas sanitárias até o próximo domingo e somente na Região Central.

Além disso, de 3 a 31 de maio, a restrição de veículos nos dias úteis será aplicada aos cantões da Região Central, que inclui a província de Cartago e grande parte das províncias de San José, Alajuela e Heredia, a maior e mais densamente povoada das seis socioeconômicas em que este país está subdividido.

A restrição de veículos continuará das 21h00 às 05h00, horário local, e a partir de hoje aumenta para 15 dias o fechamento de estabelecimentos em todo o país que violem os protocolos de saúde, e será de 30 dias para infratores reincidentes.

Todas as atividades produtivas e indústrias podem continuar a operar com a respectiva conformidade das medidas, o transporte público (ônibus e trens) pode operar normalmente, sem pessoas de pé, e logo será apresentada uma reforma à Lei Geral de Saúde para fortalecer as operações contra atividades clandestinas.

Salas explicou que as medidas estão concentradas principalmente na Região Central, pois acumulou 68% dos casos confirmados em abril passado.

Por sua vez, o presidente executivo do Fundo de Previdência Social da Costa Rica (CCSS, responsável pela saúde pública neste país), Roman Macaya, advertiu que o sistema nacional de saúde está quase em sua capacidade máxima de atendimento, apesar de todos os esforços feitos desde março de 2020, quando a pandemia começou nesta nação.

Ele advertiu que se este aumento acelerado dos casos continuar, o sistema de saúde entrará em crise porque não será capaz de atender a todos os pacientes que necessitam de cuidados intensivos.

As projeções menos otimistas dos especialistas dizem que esta semana a Costa Rica poderia computar cerca de quatro mil novos casos de Covid-19 diariamente.

Na quinta-feira da semana passada, este país registrou 2.781 novos casos de Covid-19, um número recorde por um dia.

jf/ale/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.