17 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Quirguistão e Tadjiquistão retiram tropas de zona de conflito

Quirguistão e Tadjiquistão retiram tropas de zona de conflito

Bishkek, 2 mai (Prensa Latina) Quirguistão e Tajiquistão começaram a retirar soldados e equipamentos militares da zona de conflito armado na fronteira comum, disseram hoje as autoridades quirguizes.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

‘As partes começaram a retirar forças e bens adicionais da fronteira do estado para os pontos de destacamento permanente’, disse uma declaração do Serviço de Fronteiras do Comitê Estatal de Segurança Nacional do Quirguistão (GKNB).

De acordo com o texto, a situação na fronteira é caracterizada como ‘estável’ e durante a noite ‘nenhum incidente ou tiroteio’ foi registrado.

No dia anterior, delegações de ambos os governos iniciaram negociações para a demarcação e delimitação da fronteira no trecho compartilhado pelos dois países, disse o serviço de imprensa do Executivo do Quirguistão.

As equipes são lideradas pelos chefes dos comitês estaduais de segurança nacional, Kamchybek Tashiev, do Quirguistão, e Saimumin Yatimov, do Tajiquistão.

Também se sabia que o presidente do Quirguistão, Sadir Zhaparov, e seu homólogo tadjique, Emomali Rakhmon, falaram por telefone no sábado, numa tentativa de proteger o acordo de cessar-fogo acordado na quinta-feira, após os confrontos na fronteira.

Até ontem, 33 pessoas foram mortas e mais de 120 feridas no Quirguistão durante os confrontos na zona de fronteira entre os dois países, informou o Ministério da Saúde e do Desenvolvimento Social da República à agência de notícias TASS.

Cerca da metade dos 970 quilômetros de fronteira entre o Quirguistão e o Tadjiquistão permanece não demarcada após a desagregação da União Soviética, informou a agência de notícias Sputnik.

Durante anos, tal situação levou a disputas sobre o uso da terra e dos recursos hídricos, com confrontos relatados entre vizinhos em lados opostos da linha divisória.

jcm/mml/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.