19 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Radio Habana Cuba: uma voz de amizade em todo o mundo

Radio Habana Cuba: uma voz de amizade em todo o mundo

Havana, 1 mai(Prensa Latina) Do poeta Mario Benedetti ao líder venezuelano Hugo Chávez, personalidades de todo o mundo participaram da curta onda da Rádio Habana Cuba, emissora que nasceu para relatar uma invasão e hoje completa 60 anos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em 16 de abril de 1961, o líder cubano Fidel Castro proclamou o caráter socialista da Revolução em um discurso que um pequeno transmissor deu a conhecer em tempo real a toda a América Latina: ‘Estamos na era do rádio e as verdades podem ser muito veiculadas longe ‘, disse ele.

Um dia depois começou a invasão de tropas mercenárias apoiadas pelos Estados Unidos ao território central da Baía dos Porcos, este foi o batismo da nascente Rádio Habana Cuba (RHC), embora sua inauguração oficial tenha ocorrido em 1 de maio do mesmo ano.

Em declarações à Prensa Latina, o jornalista Adolfo Fernández reconhece que a estação surge num momento interessante e complexo da história nacional, quando era necessário transmitir ao mundo a verdade sobre a Revolução cubana.

Numerosas investigações indicam que, desde o triunfo de 1959, as campanhas organizadas por Washington tentaram desacreditar o novo governo da ilha, razão pela qual Cuba convocou a chamada Operação Verdade para contrariar esta notícia falsa.

Nesse contexto, nasceu o RHC, que também tem como objetivo transmitir a realidade dos povos latino-americanos e dar voz ao progressismo mundial, afirma Fernández.

‘Trabalhei lá 24 anos e posso dizer que a estação leva em conta os seus diversos públicos, é rigorosa com a linguagem, verifica as informações e tem consciência da responsabilidade social que tem desde a sua fundação’, sublinhou.

Por ondas curtas, o sinal se espalhou pela América e chegou a ser transmitido em vários idiomas: espanhol, inglês, francês, português, árabe e esperanto. René González, um dos cinco heróis cubanos presos nos Estados Unidos por sua luta contra o terrorismo, comentou sobre o significado que teve para eles ouvir RHC nas prisões do norte.

O líder bolivariano Hugo Chávez garantiu que descobriu a voz de Fidel Castro pela primeira vez através desta estação.

Em entrevista concedida em 1981, o uruguaio Mario Benedetti destacou a importância desse sinal para todos os latino-americanos, ‘mas fundamentalmente para aqueles povos, como o meu neste momento, que vivem sob fortes ditaduras’.

Na opinião de Fernández, depois de 60 anos o RHC não perde sua identidade, evolui e se adapta às novas tecnologias de informação e ao impacto das redes sociais ‘para continuar com o imediatismo da notícia e ser ouvido onde nem a internet consegue. ‘

jha/idm/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.