2 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Paraguai aposta no gênero guarânia para defender o patrimônio musical

Paraguai aposta no gênero guarânia para defender o patrimônio musical

Assunção, 1 mai (Prensa Latina) Trilha sonora de várias gerações, a guarânia tornou-se hoje a carta de apresentação do Paraguai para defender suas tradições e identidade na lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade da Unesco.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Após o anúncio do procedimento de apresentação de dossiê técnico sobre este gênero musical em 2022, o Governo retomou a iniciativa surgida há alguns anos por organizações civis com o objetivo de obter o reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO ) e resgatar esta expressão artística de mais de nove décadas.

Segundo a Secretaria Nacional da Cultura, antecede a essa gestão que visa pesar os valores identitários do país, a inclusão em 2020 do tereré (bebida cotidiana com erva-mate) na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade.

Criada há quase 96 anos por José Asunción Flores, a guarânia se estreou como gênero instrumental e depois atingiu sua expressão máxima como um ritmo lento, influenciado por tendências como a bossa nova e o bolero.

Interpretada em duo e na língua guarani, como língua por excelência, essa música com elaboradas linhas melódicas e harmônicas representa para os paraguaios uma mensagem de encorajamento nos momentos de tristeza e espanto.

Catalogada por escritores e músicos como ‘alma paraguaia’, a guarânia é marcada pela história do país e pelos traços autóctones da nação, por isso, a aposta no gênero não é descabida, pois tem o apoio de todo um povo para que alcance o sucesso, afirmou a equipe responsável pelos procedimentos.

jha / lbl / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.