30 de November de 2021

NOTICIAS

EUA saqueia trigo sírio e leva para o Iraque

EUA saqueia trigo sírio e leva para o Iraque

Damasco, 30 de abril (Prensa Latina) As forças norte-americanas presentes ilegalmente no nordeste da Síria continuaram hoje com o saque de safras e riquezas, levando outro comboio de caminhões carregados de trigo deste país ao Iraque.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Uma coluna de pelo menos 32 dos caminhões dos ocupantes carregados com grãos deixou os silos de Tal Alou, no nordeste da província de Hasakeh, e entrou no norte do Iraque pela passagem ilegal de fronteira de Al-Walid, informou a televisão estatal.

A caravana era guardada por homens armados da autoproclamada milícia das Forças Democráticas da Síria (FDS) – de maioria curda – que Damasco acusa de ser servil a Washington e cumprir uma agenda separatista.

Nos últimos meses, as tropas americanas conduziram centenas de veículos de carga com trigo sírio, dos quais apenas uma caravana de 14 caminhões transportou o precioso alimento no início deste mês.

Hasakeh é a maior província produtora de cereais do país e o roubo desse cultivo pelos Estados Unidos gerou uma crise do pão que obrigou o país a importar trigo, em meio a muitas dificuldades decorrentes do bloqueio econômico e sanções da potência nortenha.

Washington tem pelo menos uma dúzia de bases na Síria, principalmente nos campos de petróleo e gás na região nordeste da Al-Jazeera, enquanto mantém uma na área de Tanef, na fronteira com o Iraque, para evitar qualquer comunicação terrestre entre os dois países.

O governo de Damasco denunciou repetidamente a presença ilegal de tropas americanas, que descreveu como ocupação, e garantiu que as ações do Pentágono na Síria incentivam a atividade terrorista e visam desestabilizar o país e saquear suas riquezas.

oda / fm / cc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.