1 de December de 2021

NOTICIAS

Cuba reconhece apoio da União Econômica Eurasiática

Cuba reconhece apoio da União Econômica Eurasiática

Moscou, 30 de abril (Prensa Latina) O primeiro-ministro cubano, Manuel Marrero, reconheceu hoje o apoio recebido pela ilha dos governos da União Econômica Eurasiática (UEE) e reiterou o compromisso de aumentar sua inserção nesse mecanismo integrador.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Durante seu discurso virtual na reunião do Conselho Intergovernamental Eurasiático, com sede na cidade russa de Kazan, Marrero agradeceu o convite para o encontro, formado por chefes dos executivos dos Estados membros.

O evento é liderado pelo primeiro-ministro do Cazaquistão, Askar Mamin, país que atualmente preside a UEE, e por seu homólogo russo, Mijael Mishustin, responsável pela sede do fórum.

Também participam altos representantes dos outros países membros da UEE: Belarus, Armênia e Quirguistão, bem como Moldávia, Uzbequistão e Cuba, os três últimos com status de observador.

Em sua mensagem, a manchete lembrava que nos últimos meses as autoridades cubanas conversaram com os chanceleres dos países membros do bloco para trocar ideias sobre as possibilidades de aumentar a cooperação, tanto no âmbito do bloco como no âmbito bilateral.

Destacou que Cuba atribui grande importância às relações econômicas, comerciais, financeiras e de cooperação com os Estados da UEE.

Nesse sentido, destacou as possibilidades de ampliar e fortalecer o intercâmbio em áreas como comércio, energia, transportes, turismo, siderurgia, mineração, saúde, indústria farmacêutica e biotecnologia.

Além disso, ratificou a disposição de Havana de colaborar na implementação das diretrizes estratégicas para o desenvolvimento da integração econômica da Eurásia até 2025.

Marrero destacou que tais planos correspondem à Estratégia Econômica e Social e ao Plano Nacional para o desenvolvimento econômico e social cubano até 2030.

Pela parte cubana, comparece presencialmente o Embaixador de Cuba na Federação Russa, Julio Garmendía, nomeado por seu Governo como representante permanente frente à Comissão Econômica Eurasiática.

oda / mml/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.