7 de December de 2021

NOTICIAS

Preços sobem na Espanha em abril

Preços sobem na Espanha em abril

Madri 29 Abr (Prensa Latina) O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Espanha registrou uma taxa homóloga de 2,2 por cento em abril, informou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com o indicador avançado nesta quinta-feira pela agência estatal, esse comportamento da inflação foi influenciado pela alta dos preços da energia elétrica e dos combustíveis, em contraposição às quedas ocorridas em abril do ano passado.

Com este aumento anual de quase um ponto em comparação com março (1,3 por cento), a inflação continua sua quarta taxa positiva consecutiva e sobe para níveis desconhecidos há mais de dois anos.

Na verdade, essa taxa elevada não era atingida desde outubro de 2018, quando era de 2,3 por cento, lembrou o INE em comunicado.

O IPC manteve-se em território negativo entre abril e dezembro de 2020, tendência principalmente ligada ao confinamento decretado entre março e junho e as subsequentes restrições ao combate à pandemia do Covid-19, que atingiu fortemente a Espanha.

Se este dado for confirmado em 14 de maio, o IPC marcaria uma forte mudança de tendência após as quedas do ano anterior, que foi seguida por um pequeno aumento em janeiro de 2021 (0,5 por cento e estabilidade em fevereiro (taxa de zero por cento).

Em uma base mensal (abril sobre março), a inflação disparou 1,2 por cento, sua maior recuperação em nove anos, acrescentou o escritório de estatísticas.

Por sua parte o índice de preços de consumo harmonizado -que mede a evolução dos preços com o mesmo método em todos os países da zona do euro- se situou em 1,9 por cento, sete décimos acima da taxa do mês anterior.

O objetivo do Banco Central Europeu é manter a inflação na Zona do Euro como um todo ligeiramente abaixo de 2,0 por cento, nível considerado ótimo pelo emissor para favorecer o investimento e o emprego.

mem/edu/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.